domingo, 7 de dezembro de 2008

Os nossos dois Mercados Modelo - Salvador


Os Mercados Modelo de Salvador




O primeiro Mercado Modelo foi inaugurado em 09.12.1912 e passou a ser o grande e principal centro de abastecimento da cidade. Nele, se comercializavam todos os tipos de mercadorias , o que chamamos por aqui de secos e molhados; cereais , cerâmicas, verduras, peixes, carnes , artesanatos , enfim , de tudo e até confecções. Nele ainda estavam embutidos um café , alguns pequenos restaurantes ... Os gêneros chegavam trazidos por saveiros, de localidades do recôncavo . Tais embarcações eram projetadas para navegarem em águas rasas , como rios e para poderem chegar até uma praia e até mesmo encalhar nela com a maré alta, realizar a descarga durante o período de maré baixa , e sair na nova maré alta. Eram impulsionadas a vela. A depender do tamanho, transportavam grandes quantidades de mercadorias . Havia centenas deles que cruzavam a Baía de Todos Santos, todos os dias da semana, do mês, o ano inteiro,criando um visual inesquecível – Velas brancas, que se movimentavam , sopradas carinhosamente pelos ventos da Baía de Todos os Santos , em todas as direções inspirando poetas e sonhadores . Melhor ainda, deixando muitas saudades... Para o abastecimento do Mercado Modelo, aportavam ao seu lado, numa localização que ficou conhecida como a “ Rampa do Mercado Modelo “ , que existe até hoje, mas, evidentemente que sem a mesma função. Este primeiro MM foi vítima de, pelo menos, sete incêndios.O primeiro, aconteceu em 1922 . O último, em 1969 , Este, destruiu completamente aquele centro de abastecimento. No entanto, já estava mesmo condenado pelo progresso. Dentro em pouco, seria substituído pelos supermercados , o abastecimento viria pelas estradas asfaltadas por meio de caminhões e , com o crescimento da cidade e da população com a conseqüente descentralização , perderia mesmo a sua função .

O atual Mercado Modelo ,mudou de local e de ramo ! Foi instalado em um prédio antigo, construção de 1861 , porém na mesma área e bem em frente ao antigo , onde havia funcionado a Alfândega de Salvador e é um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico. Também este , sofreu um incêndio de proporções, mas foi restaurado e hoje é local de visitação obrigatória de turistas que passam pela cidade e que têm que levar uma lembrança da Bahia. Dentro dele estão mais de 260 lojas de artesanato , dois restaurantes famosos , alguns bares . Pelo Mercado Modelo passam personalidades ilustres que não podem vir à Bahia sem dar uma passadinha no Mercado Modelo . A Rainha da Inglaterra, esteve lá.

A área onde existiu o primeiro Mercado Modelo foi reurbanizada , na fonte do Mercado, foi colocado um monumento de autoria do Artista Plástico Mario Cravo . No centro da Praça Cayru, já existia e lá está, um monumento em homenagem ao Visconde de Cayru ,inaugurado em 1934 , de autoria do escultor italiano Pasquale de Chirico. Enfim, a área onde se encontra o Mercado Modelo é, simplesmente, um museu a céu aberto. O mar batia no sopé da montanha. A área foi recuperada e utilizada da melhor maneira possível . É um sítio histórico . Começa que o bairro é o da Conceição da Praia, onde está a igreja do mesmo nome, mandada construir por Tomé de Souza, inicialmente em taipa. A Capitania dos Portos e Escola de Aprendizes de Marinheiroscomn o seu belo prédio, estão naquela área , O Mercado Modelo, Já sabemos.O Elevado Lacerda , outro importante cartão postal da cidade, desemboca, na parte baixa, na Praça Cayru e um casarão totalmente revestido de azulejos portugueses , está sendo recuperado para a instalação de um hotel de alto nível, mas manterá o seu apecto externo original. Não dá para esquecer o casario colonial que ainda existe no bairro em cores alegres e distintas, que alegram o local.

A foto que apresenta este texto é do último incêndio do Mercado Modelo. Dá para ser ver a rampa, saveiros , e, ainda, um abrigo de bonde na sua frente , na Praça Cayru.

A foto é gentileza da Fundação Gregório de Matos.

Este blog está configurado para receber comentários e sugestões.

Uma dica: clique sobre a foto para que ela se amplie e use as barras vertical e horizontal para passear sobre ela.

Sarnell, em 07.12.2008

2 comentários:

esperançoso disse...

Lembranças de um passado não tão distante (uns 60 anos). Quando eu vinha de Cachoeira, de navio, desembarcava na Baiana, ia até o antigo Mercado Modelo, no restaurante de Maria São Pedro para saborear uma boa moqueca de peixe! Bons tempos que se foram!

(Continuo a apreciar as suas postagens. Beleza pura)!

Sarnelli disse...

Obrigado , Emerson . Vamos ter sempre alguma coisa no túnel do tempo . Continue presente e fiel ao Blog do Sarnelli. Um abraço