domingo, 7 de dezembro de 2008

Parcial do Centro de Salvador, cidade alta

Na foto, estamos vendo a confluência de diversas ruas ( e praça ) ainda no Centro Histórico de Salvador. A faixa asfáltica que aparece em primeiro plano é um declive que sai da Rua Chile , uma via muito famosa, que perdeu a sua importância com o crescimento e a expansão da cidade em todas as direções, em demanda das avenidas de vale... Mas ela já foi a mais conhecida e importante de Salvador. À direita , fora da foto, está o conjunto escultórico de Castro Alves , em posição declamatória. Onde o asfalto se divide, à esquerda e fora da sua visão , está a Ladeira de São Bento e, seguindo em frente , a Rua Carlos Gomes . Onde termina o calçadão da Praça , virando à direita, está o que podemos considerar o final ou começo da Ladeira da Montanha a depender do sentido em que se pretende transitar. Hoje ela só recebe tráfego vindo da cidade baixa para a alta. Em outros tempos, quando os veículos eram quase uma raridade na cidade, e a população se transportava em bondes elétricos, o tráfego se fazia nos dois sentidos. Era, na verdade, a única opção , pavimentada com paralelepípedos , que, com a constância do uso, se tornavam lisos. Quando chovia um pouco, os carros costumavam derrapar e até mesmo bater uns nos outros ,na subida ou mesmo na descida, no final da ladeira, na parte baixa da cidade. Me lembro que era necessária muita habilidade para iniciar a subida da ladeira. Não se podia forçar muito o acelerador, da mesma maneira que, na descida, não se podia pisar no freio com uma certa violência...Hoje, o seu revestimento é asfáltico e, evidentemente, o problema não existe mais . Hoje existem outras vias para se alcançar o conhecido " comércio " , na cidade baixa, a partir de diversos outros pontos da cidade. No entanto, a Ladeira da Montanha, que passa por baixo do vão do Elevador Lacerda, ainda é uma das principais vias de ligação entre os dois níveis da cidade. O Belo edifício que se vê onde o asfalto se divide , é o SULACAP . Localiza-se entre a Ladeira de São Bento e Rua Carlos Gomes.

Este blog está configurado para receber comentários.

O ano está acabando . Venha participar da virada do ano em Salvador .