segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Rampa do Mercado Modelo ( o primeiro )


Foto da época ( é claro ) em que os saveiros abasteciam o Mercado Modelo que não existe mais , que era o centro de abastecimento da cidade . Os saveiros iam e vinham constantemente de localidades do recôncavo refazendo o abastecimento e se entulhavam no espaço da rampa em números exagerados. Dezenas deles grudadinhos uns nos outros . Eles foram, durante muito tempo, os responsáveis pelo abastecimento da cidade . Faziam parte da paisagem e enchiam a Baía de Todos os Santos de muita vida e movimento. Inspiravam poetas ! Reinaram até que o progresso veio. O asfalto , os caminhões , decretariam a extinção deste meio de transporte característico da Bahia. Não apenas traziam, como levavam para o recôncavo. A cena impressa na foto que ilustra este texto, é desconhecida pela maioria dos baianos de hoje . Se restaram alguns saveiros , serão uma meia dúzia utilizados em transportes de materiais de contrução entre as ilhas. Muitos deles foram reformados e transformados em escunas que navegam pela Baía de Todos os Santos em passeios turisticos, claro que nos meses da estação.
Foto gentilmente cedida
pela Fundação Gregório de Matos
Estamos no nosso período de festas . Venha ver como se vive por aqui. E a virada do ano e o carnaval, o maior do mundo, estão chegando. Fique esperto . Garanta logo o seu passeio.
Este blog está configurado para receber comentários e sugestões .
Sarnelli, 08.12.2008

Um comentário:

Cristiano Teixeira disse...

Bartolo, como já te disse, você é um arquivo vivo da história de Salvador. Este resgate que você faz de nossa historia é muito importante. Vá em frente!