terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Busto de D.Pero Fernando Sardinha



D.Pero Fernando Sardinha , nascido em Évora em 1496, foi o primeiro Bispo Geral do Brasil. Eleito em 1551 , tomou posse em 22.06.1552 mas renunciou a função . Morreu num naufrágio nos mares de Alagoas e foi devorado pelos índios caetés. Esta é uma versão sobre a qual há controvérsias entre os historiadores.

A homenagem ao Bispo é representada por um busto fundido em bronze e montado sobre base e coluna de granito trabalhado. É uma obra de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico que viveu quarenta anos em Salvador e faleceu em 31.03.1943, deixando muitos monumentos pelas praças da cidade.

Para ver mais detalhes do trabalho, dê um clique sobre a foto e utilize os cursores vertical e horizontal passeando sobre a imagem .

Este blog está configurado para receber comentários e críticas . Mande o seu.

Recomende este blog aos seus amigos e amigas.

Foto de Sarnelli
Posted by Picasa

Um comentário:

Ulisses Junior disse...

Caro Sarnelli:
Delicio-me com suas reportagens sobre nossa querida Salvador da Bahia. Queria que me ajudasse numa coisa: O busto em homenagem a D. Pero Fernandes Sardinha está com a grafia de seu nome errada. Lá está escrito "D. Pedro ..." Quando, na verdade é D. Pero. Ajude a consertar esse erro que macula a nossa história.

Ulisses Junior
713575462@bol.com.br