sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Meu passeio ao Forte de São Marcelo

Salvador através de uma das janelas do Forte

Salvador, através de uma das janelas do Forte
Passeio ao Forte de São Marcelo em 18.12.2008Novamente acordei pensando no que fazer na manhã de sol que estava nascendo e que eu via através da janela ...Acordei, mas não estava desperto. Foi então que me lembrei que a minha digital já havia sido reparada e disse para a minha mulher : nega, vou até o Forte de São Marcelo . Me preparei , tomei um café e peguei a pista, como diz a D.Ester, a moça que ajuda aqui em casa...Desci na Praça Cayru, em frente ao Elevador Lacerda e caminhei até o prédio da estação de embarque de passageiros que utilizam as lanchas que vão para o Recôncavo , sob o sol das quase 9 horas da manhã , que já estava bastante forte. Na estação, uma enorme confusão. Muita gente querendo viajar para diversos destinos e uma desorganização completa num espaço tão pequeno .. Não encontrei o rapaz que atende os passageiros que vão ao Forte. Consegui passar pelo portão com a desculpa de que só queria tirar algumas fotos. Percebi que perdi a lancha que faz o pequeno trajeto, mas fui na terceira viagem Apareceu uma turma enorme de estudantes de Direito de uma Faculdade do Interior. Fizemos o trajeto em poucos minutos, talvez , três, sei lá..Sete mangos cada um. Não respeitaram nem a minha idade, mas fiquei feliz em contribuir. O Forte é um patrimônio que precisa ser mesmo preservado . Mais do que um Forte, é um monumento e um outro cartão postal inconfundível de Salvador. Dele, a vista da cidade é um espetáculo . Se divisa todo o porto, onde estava atracado um grande e imponenente navio de passageiros, com o casco branco. Havia também duas unidades da nossa Marinha . Cliquei quase uma centena de fotos , conversei com pessoas , brinquei com elas e troquei endereços. Quer dizer , fiz novas amizades. Chegou a hora da partida da caravela “ Príncipe Regente “ que levou uns visitantes estrangeiros para um passeio marítimo nas águas tranqüilas da Baía de Todos os Santos e eu pedi a lancha para pegar o caminho de volta para casa. Soube , à noite, através de contato via micro, que os nossos visitantes ficaram encantados com o passeio , realizado numa réplica da caravela “ Pinta “ de Colombo , que deslisou suavemente sobre as águas da Baía .. num belo dia de sol de verão , agraciado pela tranquilidade das águas do mar...Ver a cidade dos dois andares do mar, é uma delícia e um privilégio , algo inesquecível.O dia foi muito bonito, hoje ,verão à moda da casa , com a temperatura chegando aos 32ºC . Foi um esforço enfrentar os trajetos, tanto sol, mas o passeio valeu a pena . Ir ao Forte de São Marcelo é um passeio que todos os baianos devem fazer e os turistas também ...Se você , de fora , vier à Salvador neste verão, não deixe de programar uma visita . É até uma obrigação conhecer e pisar naqueleforte circular construído dentro do porto marítimo de Salvador, dentro da água mesmo, gente , ao qual só é possível o acesso de barco ou à nado, se você for um bom atleta !... É o melhor lugar da Bahia , para se ver a cidade dos dois andares. A não ser que você chegue de navio...Sarnelli , 18.12.2008
Este blog está configurado para receber comentários e ou sugestões
Dê um clique sobre a foto para ampliá-la e ver detalhes das imagens