domingo, 21 de dezembro de 2008

Caravela " Príncipe Regente " - F.São Marcelo



Passeio ao Forte de São Marcelo - Caravela Principe Regente

Brasil 500 anos“ Nau capitânea “ e a caravela “ Príncipe Regente “Para os festejos dos 500 anos do Brasil, entre outras tantas homenagens e festejos, foi idealizada a construção de uma réplica da “ Nau Capitânea “ , de Cabral , que deveria ser a dona da festa. Todos os recursos foram disponibilizados para que a nau fosse um sucesso absoluto, mas o que se viu foi um verdadeiro desastre, quase mesmo uma tragédia !... Além da frustação do público ,diria, do país inteiro, houve prejuízos materiais de monta, que ultrapassaram a cifra de quatro milhões de reais .Todo, dinheiro público ! Logo na primeira saída , a “ Nau Capitânea “ deu chabú...Não passou da barra do porto, e voltou rebocada...Depois de mais outros três fracassos, com, evidentemente um ocaso melancólico, a tão sonhada nau foi servir de cenário para um filme que ninguém até hoje viu. A nau que não navegou e que quase não flutuou, foi construída com a disponibilização de todos os recursos modernos e por profissionais tidos como habilitados. Houve até um engenheiro naval francês que, depois de tantos revezes, desapareceu e ninguém nunca mais ouviu falar dele...Uma réplica de uma nau da frota de Colombo, foi construída por artesãos em estaleiros no sul do estado e, hoje, uns 5 anos depois, navega tranqüilamente pelo mundo transportando uma biblioteca flutuante.Agora, temos uma nova réplica, desta vez, também uma caravela, construída por operários baianos que flutua e navega , quem diria !... É, como se poderia dizer : o“ Titanic“ foi construído por profissionais e a arca de Noé, por amadores !... Esta nau da qual estou falando, é a “ Príncipe Regente “ , que tem as seguintes caractarísticas :
comprimento : 15 metros - largura : 4,6 mts. - motor e velamastros : 4 - madeira utilizada: jaqueira - ano de fab: 2008capacidade:para 50 passageiros - 3 tripulantes e 10 toneladas de carga
Dispõe de todo o equipamento de salvatagem ( 57 coletes ) - 2 boias circulares e conta também com equipamento para sinalização sonora e luminosa para o caso muito improvável de uma eventual necessidade. Estes dados me foram fornecidos gentilmente pelo Cel. Anésio Ferreira Leite, Diretor Presidente da Abraf – Associação Brasileira das Fortificações Militares e Sítios Históricos – numa minha visita ao Forte de São Marcelo, em Salvador.
Uma visita ao Forte de São Marcelo é indispensável para os baianos e para aqueles que vêm curtir o verão de Salvador . A caravela “ Príncipe Regente”sai do pontilhão do forte e realiza trajetos dentro da Baía de todos os Santos , oferecendo a oportunidade de se ver a cidade dos dois andares, do mar. São trajetos seguros e de curta duração e o passeio pode se tornar inesquecível, se o dia estiver ensolarado , se a caravela navegar em mar sereno , com vento ameno , que alivie um pouco o calor do sol. Como dizem agora: é um passeio imperdível, inesquecível, ver o forte e curtir Salvador do mar, a bordo da caravela “ Príncipe Regente “ .Este blog foi configurado para receber comentários e sugestõesFoto e texto de Sarnelli – 20.12.2008A “ Príncipe Regente “ está agregada ao Forte de São Marcelo “

Nenhum comentário: