quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ainda o Mercado Modelo ( O antigo )



Esta foto é da lateral direita ( olhando o mercado de frente ) do antigo Mercado Modelo, aquele que foi totalmente consumido por um incêndio ... ao lado, a Rampa do Mercado , onde atracavam os saveiros e descarregavam mercadorias de todos os tipos . Claro que também levavam para o recôncavo , artigos adquiridos em Salvador, para o consumo das diversas populações.

O fim dos saveiros e também do Mercado Modelo, como centro de abastecimento, já estavam decretados pelo progresso . Caminhões , estradas asfaltadas , supermercados, descentralização do abastecimento , colocaram tudo na história . O Mercado Modelo tem a sua história, como também os saveiros , que fazem grande falta na paisagem da Baía de Todos os Santos ,com as suas velas brancas, se deslocando em todos os sentidos.Acabou a poesia...

O curioso é como , de um dia para o outro , algo desaparece do cenário , antecipando uma necessidade absoluta , uma vez que a área que ficou disponível serviu , perfeitamente bem, para a urbanização e organização de praça e pistas que alcançam a Av.do Contorno , que liga as duas cidades. Melhor, não podia ser !

Foto cedida

pela Fundação Gregório de Matos

Este blog está configurado para receber comentários e sugestões

Não desperdice as suas férias deixando de vir a Salvador . Estamos em festa até fevereiro 2009.

Nenhum comentário: