domingo, 30 de novembro de 2008

Painel comemoraivo do Iv aniversário de Fundação


Este painel, em azulejos portugueses, está na histórica Praia do Porto da Barra. Reconheço que voltar sempre a ela pode até ser um pouco cansativo, mas , se as primeiras ocorrências importantes ocorreram por lá e ficaram na história, não há como, nem porque, escamotear os fatos históricos. O painel está lá, de frente para o mar, encrustado na pedra e bem em frente ao Forte de São Diogo ( outra vez o São Diogo !), A data oficial da fundação de Salvador é 29,03,1549 - portanto, em 1949 estávamos completandos um aniversário de 400 anos. Pouco tempo para uma cidade que hoje está quase atingindo a marca de 3 milhões almas. Se não atingiu ainda , não demora, porque a turma aqui não é de brincadeira...
O painel foi recuperado por um artista português, mestre especialista nesse tipo de azulejaria , obedeceu à risca os detalhes do original . Também, exposto a uma maresia constante ,é preciso mesmo ,volta e meia de alguns cuidados. Aos poucos, chegaremos aos 500 anos. O lamentável é que os cuidados com o patrimônio histórico da cidade deixam muito a desejar. É bom você vir logo à Bahia enquanto é tempo e ainda possa encontrar alguma coisa!... No mesmo local em que se encontra o painel, a poucos metros dele, está um marco comemorativo do desembrque portugês.
Para você apreciar melhor os detalhes do painel, dê dois cliques com o cursor sobre a foto. Ela se ampliará. Então, use as barras vertical e horizontal para " passear sobre a foto " , curtindo detalhe por detalhe. Garanto que vale a pena.
Este blog está configurado para receber comentários e sugestões .
Ajude a divulgar este blog. Recomende-o aos seus amigos.
Foto de Sarnelli em 29.11.2008

2 comentários:

Alimac R&H disse...

Parabéns primeiramente...

Bela imagem e acima de tudo percebi que ela tem um sentimento mais do que especial ao senhor,não é mesmo?
São belíssimos os detalhes dessa obra!

Um Grande abraço

Ah, sempre que der vou vir visitar o seu blog! Pode esperar, certo?

Bom, agora vou indo então, tchau!

Unknown disse...

Obrigada pela informação, ja tem mais de uma hora que procuro mais detalhes sobre esse painel de azulejos para meu futuro blog. Vou continuar me inspirando na sua pagina. Bonsoir de France!