sábado, 15 de novembro de 2008

Plano inclinado Gonçalves



O elevador famoso é mesmo o Elevador Lacerda , que é , disparado , um dos mais conhecidos cartões postais de Salvador , juntamente com outros monumentos espalhados pela cidade ( o Elevador Lacerda é considerado um monumento ).
Por ter sido necessário fundar a cidade numa localização que dificultasse o acesso de piratas e invasores, Salvador ficou em dois planos . Boa parte da cidade baixa, foi, na realidade, recuperada ao mar, que chegava até a encosta da montanha . Devido aos dois níveis , sempre foi dependente da movimentação de cargas e pessoas de baixo para cima e vice-versa. Elevadores rústicos, para transportar cargas e animais , talhas , e outros meios , foram criados e usados até que começaram a surgir os ascensores mais modernos e as novas avenidas facilitaram o tráfego de veículos entre as duas cidades, diminuindo a demanda do transporte de passageiros através dos ascensores, algo que ainda hoje é importante , mas não tanto... As linhas de ônibus cobrem perfeitamente bem toda a cidade, a partir de qualquer lugar...
O mais famoso dos elevadores , ficou sendo mesmo o Lacerda , e com razão. Nasceu com duas cabines encravadas na rocha da montanha e ganhou fama depois da construção da nova torre para mais duas cabines , com aquele balanço que avança no ar para se encontrar com o fosso , desafiando o perigo. Uma obra notável e arrojada do engenheiro Antônio Lacerda , sempre interessado no negócio do transporte de passageiros.
Neste quadro, temos a foto dos dois bondinhos do Plano Inclinado Gonçalves , que continua em plena atividade e também liga as duas cidades . Pouco conhecido , evidentemente , porque não aparece tanto quando o Lacerda que se impõe na paisagem. O Plano Inclinado Gonçalves , liga a Praça da Sé à área comercial da cidade baixa . Estão vendo ? Já são dois sistemas, mas não dá para ficar apenas neles. Na foto , os dois bondinho do Gonçalves , o da direita, sobe, e o da esquerda, evidentemente, desce . São tracionados por motores elétricos e por grossos cabos de aço.
É preciso ampliar um pouco a informação. Se todos os sistemas estivessem funcionando, teríamos 5 e não apenas um ou dois , servindo a população de Salvador. Eliminado o Elevador do Taboão , que não foi recuperado ( mas deveria ter sido, na minha opinião ) , e que ligaria o Pelourinho diretamente ao Comércio , ainda temos mais dois planos inclinados em funcionamento . Aquele que serve o bairro alto de Santo Antônio além do Carmo e um outro , que é o Plano inclinado da Liberdade, que serve o populoso bairro da Liberdade.
Já pensou em passar as suas próximas férias em Salvador ? Não seria uma boa ?
Foto de Sarnelli

Nenhum comentário: