quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O acarajé e o tabuleiro da baiana




Ai estão os bolinhos fritando e pegando cor, com o cheiro de dendê no ar !... De dar água na boca , não é mesmo ? Logo, logo, estarão crocantes . Será preciso esperar que esfriem, porém , um pouco, para degustar, comendo-o ainda quentinho. Depois, é só mandar ver... Cortados ao meio com uma faca, eles poderão ser servidos com camarões secos, vatapá ,salada e...pimenta, é claro !... Confesso que, ao digitar este pequeno texto, estou com um desejo louco de comer um acarajé. Apenas um , para matar a vontade! Ah , e como pega bem uma cervejinha gelada !...quém sabe, até mesmo mais de uma...a depender da quantidade de acarajés. Mas , dois , são suficientes...a loirinha, pode ser um pouco mais...rsrsrsrs
O acarajé é um bolinho de massa , integrante da cozinha afro-brasileira ,que ganhou as ruas, a aceitação popular e fama nacional . Da Bahia se espalhou por outros estados , mas ele só é genuíno mesmo na Bahia, notadamente em Salvador. A massa é simples, mas tem os seus segredos , que só mesmo as baianas de verdade , conhecem. É constituída de feijão fradinho, claro que sem a casca, e temperos , mas precisa ser bem batido. Quanto mais batido melhor e mais macio . A massa é trabalhada dentro de um panelão e mexida continuamente com uma grande colher de pau. Para formar os bolinhos e fazer com que tenham sempre mais ou menos o mesmo tamanho, usam uma colher de sopa para tirar a massa da colher de pau... e colocar no azeite bem quente. É só ter a paciência de esperar e encomendar ao moço do bar a sua cervejinha. Muitas vezes você vai precisar enfrentar uma fila para conseguir o seu acarajé !
As tendas das baianas e os tabuleiros se espalham pela cidade e há pontos de maior concentração, como os do Rio Vermelho , o meu bairro , onde trabalham diversas baianas famosas, atraindo, claro, muita gente.
É aí que estou me lembrando da canção " No tabuleiro da baiana tem..."
Os primeiros versos são os seguintes:
No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, Carurú, Munguzá, Ungu prá ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração, o seu amor de iaiá
No coração da baiana também tem
Sedução, cangerê, ilusão, candomblé prá você (música e versos de Caymmi e Ary Barroso )
Este blog está configurado para receber comentários e sugestões. Mande os seus.
Foto de Sarnelli

Nenhum comentário: