sábado, 15 de novembro de 2008

Zumbi dos Palmares - Líder Negro



Zumbi dos Palmares , líder negro na luta contra a escravidão, foi alagoano, nascido em 1655. Nasceu livre , porém foi aprisionado ainda com pouca idade . Chegou a ser batisado com o nome de Francisco. Aos quinze anos , decidiu viver no Quilombo, onde, por volta dos seus 25 anos , tornou-se líder da comunidade que, na sua gestão , chegou mesmo a prosperar e a concentrar quase trinta mil pessoas que produziam tudo o que necessitavam para viver. Liderou a luta contra a escravidão conduzindo o seu povo , sabiamente , com a aplicação , inclusive , de inteligentes estratégias militares...
No entanto , no dia 20 de novembro de 1695 , entregue por um companheiro que o traiu, foi morto, degolado. Tinha 40 anos de idade.
Zumbi dos Palmares é o herói negro da nossa história .
Em Salvador, a sua lembrança está na estátua que foi mandada erguer em sua homenagem e localizada na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, marco zero do estado da Bahia .
A estátua , realizada em bronze , de autoria da artista plástica baiana Márcia Magno , foi inaugurada no dia 30 de maio deste ano ( 2.008 ) - sobre a mesma base de mármore negro que antes sustentava Tomé de Souza , que foi transferido para a praça do seu próprio nome .
O dia 20 de novembro é considerado dia Nacional da Consciência Negra.

Nenhum comentário: