terça-feira, 18 de novembro de 2008

Monumento ao Barão do Rio Branco



Erigido na Praça de São Pedro , ainda Centro Histórico de Salvador , que tem uma situação curiosa. Para a abertura da avenida sete de setembro e formação da praça, foi demolida a igreja de São Pedro , que foi reconstruída na Praça da Piedade...Coisas da Bahia...!!!
Bem, a foto mostra o monumento ao Barão do Rio Branco, político e diplomata brasileiro , que resolveu importantíssimas questões de fronteiras brasileiras . É uma obra do escultor italiano Pasquale De Chirico , inaugurada em 07.09 de 1919 , realizada em bronze e montada sobre base de granito trabalhado.
É a primeira obra do De Chirico inaugurada em praça pública em Salvador. Os primeiros trabalhos dele, foram realizados na Antiga Escola de Medicina da Bahia , motivo da su vinda para Salvador, de onde nunca mais saiu. Outras obras em praças públicas, se seguiram , como o monumento ao poeta Castro Alves, ao Visconde de Cayru, estátua de Tomé de Souza , Conde dos Arcos e muitas outras .
Dê dois cliques sobre a foto, para ampliá-la , e use os cursores vertical e horizontal para verificar detalhes do trabalho.
Este blog está liberado para receber comentários e sugestões - mande os seus .
Foto de Sarnelli

Nenhum comentário: