domingo, 16 de novembro de 2008

Estátua de Tomé de Souza



Esta é a estátua de TOMÉ DE SOUZA , fundador da cidade de Salvador, que se encontra no hall do Palácio Rio Branco, situado na praça que tem o nome do homenageado , porém , mais conhecida por Praça Municipal, devido à presença da sede da Prefeitura de Salvador, mas que bem poderia estar em outro lugar , já que destoa totalmente do ambiente... Este exemplar foi realizado em gesso e é de autoria do escultor italiano Pasquale De Chirico . É um trabalho do início do século XX , sem data definida.
Este trabalho serviu de modelo para uma outra estátua , desta vez fundida em bronze e realizada pelo artista plástico Vaulizio Bezerra Rodrigues . A primeira locação desta nova edição, foi na praça da Sé, Centro Histórico de Salvador , de onde foi , bem recentemente , transferida para a atual Praça Tomé de Souza , deixando a sua base de mármore negro para a colocação da estátua do Líder Negro Zumbi dos Palmares de autoria da artista plástica baiana, Márcia Magno, inaugurada este ano, no dia 30 de maio. Por sinal, estamos no mês da Consciência Negra e, no próximo dia 20 deste ( novembro ) será comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra que deverá ocorrer todos os anos.
Aproveitando : A praça Tomé de Souza também está localizada no Centro Histórico de Salvador e nela estão presentes a parte alta do Elevador Lacerda, o Palácio Rio Branco , que hospeda a Fundação Pedro Calmon, a Câmara dos Vereadores de Salvador e a destoante sede da Prefeitura de Salvador, construída no local onde antes existiram os belos prédios das Imprensa Oficial da Bahia e a Biblioteca Pública de Salvador.
Você não acha que já está na hora de visitar Salvador ?
Foto de Sarnelli

Nenhum comentário: