quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festa de Yemanjá (Rio Vermelho)


Nesta foto , estamos vendo parte da Praia de Santana, no Rio Vermelho, um dos bairros mais antigos da cidade de Salvador, a Casa do Peso , em frente a qual há uma imagem de Yemanjá. No plano seguinte, a Igreja de N.Sra de Santana e, finalmente, o prédio do Pestana Hotel. É nesta praia , nesta enseada, que todos os anos, no dia 2 de fevereiro , acontece a festa em louvor a Yemanjá, a Rainha das águas.
É quando acontece uma das maiores festas da Bahia , menor apenas que o carnaval, que começa antes de o dia raiar , atravessa o dia e entra pela noite...com muita música , loirinhas e comidas típicas.
Em frente à Casa do Peso , num barracão , são coletadas todas as oferendas que serão levadas a um certo ponto do mar , que só os pescadores conhecem , em saveiros e outros tipos de barcos. São balaios e mais balaios de presentes de todos os tipos, inclusive flores, perfumes , sabonetes , etc. Durante o dia inteiro , formam-se filas imensas de adeptos que vão levar as suas oferendas à Rainha das águas. Há uma grande concentração de vendedores ambulantes e, como não podia faltar, grande número de barracas padronizadas que vendem de tudo, não faltando as baianas com os seus tabuleiros e também vendedores de lembranças.
O cortejo marítimo sái da praia às cinco da tarde e é composto de dezenas e dezenas de embarcações.
É uma festa que conta com a presença maciça da população e que faz transitar pelo bairro quase que um milhão de pessoas .
Como em todas as festas populares de Salvador, processada a parte religiosa , é hora de uma cervejinha, um acarajé ou um abará... Afinal, o baiano não é de ferro ...
Como dizia o saudoso Caymi em uma das suas conhecidas cançoes:
Dia 2 de fevereiro ,
é dia de festa no mar ,
quero ser o primeiro,
a saudar Yemanjá.
Se der, no próximo 2 de fevereiro , esteja por aqui
Foto de Sarnelli

Nenhum comentário: