sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Salvador moderna de hoje


Quando se fala de Salvador , a primeira idéia que aflora é de uma Salvador antiga e histórica , e se pensa apenas no Pelourinho , no Mercado Modelo , como se Salvador fosse só isto, o Farol e a praia do Porto da Barra , Itapoã e outros pontos turísticos mais conhecidos , difundidos , e mostrados aos turistas.
Salvador convive com a história e com a modernidade , como mostra este conjunto de prédios de um dos novos bairros , o Itaigara . A cidade cresce em ritmo acelerado com novos edifícios de luxo , restaurantes de luxo, aos quais são acrescentados tudo o que há de mais mais moderno, proporcionando , no caso dos apartamentos, uma excepcional qualidade de vida, para quem pode, é claro. É assim que a Salvador de hoje , que saiu do Centro Antigo e que se expandiu em todas as direções , tem vida própria em todos os bairros e dispõe também de modernos Shoppings Centers que atende a uma população estimada em quase 3 milhões de pessoas . O baiano é um povo alegre e comunicativo . Com qualquer desculpa, arma uma festa. Estamos nos aproximando do ciclo de festas que começará no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Conceição da Praia , ciclo que só terminará em fevereiro de 2009 , já que a maior festa de rua do mundo, que acontece em Salvador, começa na terceira semana de fevereiro . Em fevereiro, também acontecerá a festa do Presente a Yemanjá, a Rainha do Mar , na Praia de Santana, no Rio Vermelho. É a segunda maior festa da cidade, menor apenas que o Carnaval.
Na mistura que o tempo fez, temos a beleza da Salvador, a primeira capital do Brasil, o Centro histórico , as belas praias , o tempo, que garante sol o ano inteiro, e o crescimento de uma cidade e de um povo que trabalha e se recusa a viver só do passado , criando uma cidade moderna em ritmo acelerado . Tudo isto está demonstrado nas novas avenidas, nos edifício modernos que aparecem quase que de um dia para o outro e tudo o mais que a modernidade oferece . A Salvador antiga, convive muito bem com a moderna que se expande numa velocidade impressionante. As atividades comerciais e industrais baianas são um capítulo à parte . Em Salvador se trabalha, e muito , contrariando aquela velha credice de que o baiano anda devagar e que deixa tudo para o dia seguinte. Não é verdade ! As atividades aqui são intensas, mas o jeitão de vida é diferente , afinal, baiano não é de ferro... . Dá para trabalhar forte, e também curtir a vida à baiana... curtindo, nos fins de semanas, uns acarajés e umas loirinhas para compensar o suor da semana , de um clima tropical. É por isto, que Salvador é o que é...
Este blog está configurado para receber comentário e sugestões. Mande o seu .
Venha, nas suas férias, conferir tudo isto e curtir, pelo menos , um mês de férias à moda da casa... venho viver 30 dias como um verdadeiro baiano... Providencie logo as suas reservas e não deixe para última hora.
Foto de Sarnelli

Um comentário:

esperançoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.