segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O caju e o maior cajueiro do mundo.




Nas minhas andanças pelas ruas da cidade , com a digital no bolso , fotografo tudo o que vejo ou que passa pela minha frente e depois fico à procura do que fazer com as fotos. Aqui está um belo cesto de cajus fotografados em uma dessas feirinhas que armam pelas ruas , em locais de muita movimentação de pessoas ! Lindos, os cajus , não são ?!... O caju só perde para a laranja, em área plantada, ganhando mesmo da banana ! Todos sabem que o caju é o fruto do cajueiro, mas há algo que a grande maioria da população não sabe: o fruto do cajueiro é a castanha... aquela parte amarelada ou avermelhada onde está a polpa , é, na realidade , um apêndice floral que nasce na parte de baixo da castanha e que cresce da forma que conhecemos ... O cajueiro é uma árvore que se desenvolve com facilidade no nordeste e uma fonte de renda excepcional. Muita gente vive do cajueiro , que produz um outro resultado por meio da exportação. O estado do Ceará é o maior produtor e exportador de castanhas do país - A polpa é industrializada como sucos e doces , que também podem ser exportados. Mas o cajueiro, produziu mais um resultado. Embora não seja " coisas da Bahia " , vai ser citado aqui por merecimento e para divulgação . Espero que muitos curiosos apareçam para visitar meu blog e assim ficarão sabendo. O maior cajueiro do mundo está no Brasil !...e, precisamente , no município de Paramirim , no Rio Grande do Norte. Eu estive lá há alguns anos com a minha mulher. Estávamos a passeio e não poderíamos deixar de ir ver algo tão raro e fantástico ! Você se perde em baixo dele...
O cajueiro abranje uma área de cerca de 7.500 metros quadrados. Foi plantado em 1888 por um pescador que pretendia descansar à sua sombra e, efetivamente, o conseguiu, pois o Sr.Luíz Inácio (opa !) de Oliveira ( uffa!...) morreu com a belíssima idade de 93 anos. O desenvolvimento fantástico do cajueiro é fruto de uma anomalia. A árvore não cresceu para o alto, mas formou muitos galhos que, com o passar dos tempos , iam se curvando com o seu proprío peso até atingir a terra onde formavam novas raízes, multiplicando-se continuamente. O cajueiro tornou-se um problema , porque invadiu a pista de uma estrada asfaltada e, como ele não pode ser cortado... a estrada vai ter que ser desviada, porque a prioridade é do maior cajueiro do mundo, figura de destaque no " livros dos records ". Enfim, é um super-cajueiro que, na época da frutificação , produz cerca de oitenta mil frutos , que são colhidos pelos visitantes. Para ingressar no parque, há uma pequena taxa de 2 reais , pelo menos por enquanto , que são aplicados na conservação e infra-estrutura do local.
Venha passar as suas férias e o carnaval em Salvador.
Este blog foi configurado para receber comentários e sugestões. Mande os seus.
Foto de Sarnelli.

2 comentários:

esperançoso disse...

Gostei imensamente de todas as postagens onde é relatado tudo que a Salvador tem e o que não tem também. Gostei bastante!

Mudando de assunto: como somos idosos e existem muitos leitores por aí afora, transccrevo um artigo do Estatuto do Idoso.

Art. 96. Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade:

Pena - reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.

§ 1º Na mesma pena incorre quem desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.

OBS:Que os idosos se unam, façam zoada, gritem pelos seus direitos legais para que estes prevaleçam!

Sarnelli disse...

Emerson, bom dia ! Gostei e agradeço o seu comentário . Boa a sua idéia de divulgar o artigo do Estatudo do Idoso . Aliás, espero que outros, como nós, cobrem os seus direitos ( e que cumpram as suas obrigações ) como nós já vimos fazendo há muito tempo. Sou um pagador e cobrador implacável, mas não chego a ser um idoso chato... rsrsrsr Abraços