quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Uma visita ao passado - Forte de São Marcelo


Nesta foto, tomada por mim em uma das minhas visitas ao Forte de São Marcelo , a caravela " Príncipe Regente " está se aproximando do pontilhão de desembarque/embarque do Forte de São Marcelo , que é um dos mais conhecidos cartões postais da Bahia, de Salvador, em particular. A caravela foi construída por artesãos baianos e , apesar de ser uma embarcação , que deveria estar sob o comando da Marinha, faz parte integrante do Forte de São Marcelo . É uma nave em escala reduzida, com cerca de 15 metros de comprimento e cumpre a função de realizar ligeiros trajetos turísticos dentro das águas tranquilas da Baía de Todos os Santos , mostrando a quem se interessar, Salvador, a cidade dos dois andares , a partir do mar . A pequena embarcação é tripulada por três pessoas. No dia em que lá estive, a equipagem era composta de dois homens e uma jovem que era a marinheira do barco. Todos eles vestidos à caráter .
Naquele dia, ela navegou levando uma comitiva de algumas autoridades baianas e pessoas ilustres vindas da Lituânia que, ao final do passeio , se declararam encantadas com o que viram. Apesar de pequena, a caravela" Príncipe Regente ", navega tranquilamente, é segura e pode ser impulsionada, naturalmente à vela e por um motor adicional mantido como reserva ,mas nunca foi necessário.
É um passeio imperdível, uma pedida inteligente. Depois de uma visita ao Forte de São Marcelo, que tem a característica de estar totalmente dentro do porto marítimo de Salvador, e de ser totalmente redondo , de um passeio maravilhoso pela Baía de todos os Santos, a pessoa retorna culturalmente enriquecida. Vindo a Salvador, não dê bobeira. Vá visitar o Forte de São Marcelo e faça um passeio pela baía. A lancha que faz a ligação entre a terra e o forte, saí da estação marítima e não leva mais que quatro minutos para completar o trajeto.

Por carência de tempo, naquele dia , fiquei a ver navios, quer dizer , não pude ir...

Sarnelli , 05.02.2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Dias atrás vi uma reportagem (num programa turístico, aqui do Sul) sobre o Forte!
Obrigada por tuas informações - que são sempre profundas e com um olhar todo especial!