sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Quanto vale um sorriso e uma palavra amiga !






Quanto vale um sorriso , uma brincadeira e  tratar bem as pessoas !

Foi na segunda feira , 21 de outubro,  um feriado em comemoração ao dia dos Comerciários que resolvi ir ao consultório da minha cardiologista apanhar uma receita de um remédio do qual não posso prescindir. A farmácia onde deveria comprá-lo, estava fechada. Resolvi então procurar uma outra que eu sabia existir ali bem pertinho e, passo a passo, com a minha bengala, tomei o caminho , vagarosamente.Não era longe, algumas centenas de metros.No caminho, sempre caminhando sobre o passeio calcetado em pedras portuguesas e como muitos outros existentes em Salvador e construídos com este tipo de pedra , com um boa quantidade de buracos produzidos por pedras soltas , me deparei com um rapaz que varria o passeio largo , recolhendo as folhas secas  de um oitizeiro . Me aproximei dele, o cumprimentei  pedindo licença para passar . Ele parou de varrer para me dar passagem e eu não espalhar as folhas que ele já havia ajuntado, esboçou um sorriso que podia significar até um até vista e eu me fui para bater a cara na porta da outra farmácia, também fechada. Hoje, já terça feira, com a receita no bolso, resolvi ir pegar o remédio. Não que já estivesse me faltando,  mas a ocasião estava propícia e eu desejava dar uma saída. Respirar o ar da rua , ver o movimento,   o mar e  circular um pouco sob o céu azul de Salvador. Soprava uma brisa fresca procedente do mar . Um céu com um azul diferente que é só nosso , cobria a minha cabeça, só que eu havia saído sem o chapéu ! O sol já começava a estar forte... Cheguei na hora em que a farmácia estava abrindo, adquiri o meu medicamento por um preço ínfimo, na Farmácia Universitária e me Lembrei de ir ver na Farmácia do Povo, se havia um genérico que também é usado aqui em casa. No caminho, no mesmo local e na mesma situação de ontem , me encontrei com o mesmo rapaz varrendo o passeio. Então lhe disse sorrindo: puxa, ontem nos encontramos na mesma situação e exatamente neste mesmo local . O jovem me olhou e se aproximou de mim dizendo: o senhor é uma pessoa educada ! Há poucos momentos,  um jovem quase me bateu por eu estar varrendo, dançou em frente à minha vassoura e só faltou me bater. O senhor é educado e gente fina . No falar,notava-se ser um jovem do interior de pouca instrução , humilhado com o seu anonimato , com a sua vassoura e a sua invisibilidade,  desse que as pessoas passam e por estar com uma vassoura nas mãos , varrendo um passeio , não lhe dá a menor importância ,como se ele na sua situação, também não fosse uma peça importante na sociedade. Conversamos um pouco , à esta altura eu já com o braço esquerdo apoiado no seu ombro , quando ele chamou o segurança  todo feliz para me mostrar, pelo simples fato de que eu havia falado com ele e até passado o braço esquerdo sobre o seu ombro. Demos algumas risadas, nos despedimos e eu segui olhando para trás para ver a fisionomia feliz de um jovem , só porque alguém havia falado como ele...e o tratado como gente em igualdade de condições. Quanto vale um sorriso , e o que custa tratar bem uma pessoa, esteja em que escala estiver da sociedade ? No caso, tenho a certeza de que ainda o encontrarei outras vezes mas já na condição de velhos amigos. Um José qualquer mas ,  naquele momento, feliz da vida,  por tão pouco . Já passei por ele antes . diversas vezes ,  sem vê-lo , mas, certamente, isto não se repetirá. Se valeu par ele , podem ter  certeza de que valeu para mim também.

Sarnelli, 21/102013.
Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brasil.

2 comentários:

Bia disse...

Meu amigo,
Teu relato trouxe-me lágrimas aos olhos! A dor de quem passa pela vida desapercebido (ou, pior até: sendo ridicularizado) deve ser imensa! Ainda bem que existem alguns seres humanos que são iluminados, e passam pela vida fazendo com que os outros sintam-se mais felizes e respeitados!
Grande abraço!
Bia

Cristiano Teixeira disse...

Bonita história. Este comportamento de tratar pessoas humildes com desprezo é ainda um reflexo de nossa miserável herança escravagista. Ainda somos uma pais cujo as pessoas não são civilizadas e não sabem viver em harmonia em sociedade.
Cristiano