segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estacionamento Vaga especial - Será que pega em Salvador ?


Posted by Picasa

Mais uma obrigação a cumprir, Conseguir e usar o cartão de estacionamento em vagas especiais para os idosos , gestantes e portadores de necessidades especiais .O pessoal anda tentando implantar algo que não seria novidade , mas  com  pouca probabilidade de funcionar a contento,  devido,  em  grande parte , à  falta de educação de boa parte da população.



E isto só poderá ser feito , a partir de agora, diretamente na TRANSALVADOR, na sua sede do Vale dos Barris ou,  ainda,  eventualmente ,  em algum shopping se houver uma turma em atividade nas galerias de serviços;

Como não estão nas ruas ,  porque ainda não chegaram lá... Na verdade, vivem uma outra realidade , distanciada da população e , portanto , também não sabem muitas coisas do dia a dia da cidade como um todo . A maioria é jovem , dispõe de um aparato que lhe dá amparo à todas as situações e necessidades , transformando-os em pessoas diferentes das outras , ou, mais claramente especificando, especiais, ocupando  um cargo que lhes dá uma certa autoridade sobre as demais . Muitas delas se consideram autoridades, pensamento que conflita com o meu, que não reconheço a figura da autoridade e sim a de funcionário público, ocupando um cargo de certo nível na administração do que quer que seja, podendo ser  ser até uma cidade ou de um setor dela. A rigor, o próprio Presidente da República, não passa de um funcionário público colocado na cadeira mais importante do país, pelo povo , recebendo salário como  qualquer trabalhador, retirado dos impostos que a população sacrificada  paga em tudo o que faz , compra e consome. Nestas condições, não há porque quem quer que seja, se queixar.

Está tudo bem para os gestores, só precisam mostrar serviço ... Chega a hora em que gerações anteriores como a minha , precisa entregar o seu lugar ou posto aos que vieram atrás  e que passam a nos comandar .

Regulamentos , ordens de serviços, leis, etc., passam a ditar as nossas atitudes , porque sem leis e regulamentos que precisam ser respeitados, a sociedade não consegue conviver ordeiramente. Nós,como é  meu caso, com prazo de validade vencido , segundo o INSS , já começamos a atrapalhar o andamento das coisas. Nossa culpa é que envelhecemos e já somos demais ! A culpa, na verdade, é do tempo... É preciso administrar esta faixa da sociedade,  já velhinha , que necessita de cuidados especiais e que se transformou em um problema para os gestores da coisa pública.  Termos vivido um pouco mais e estamos colaborando para envelhecer a população ! ! ! Poderíamos dizer que a nossa vida mais longa nos deu uma experiência maior,  mas, coisa interessante, as novas gerações já nasceram sabendo tudo e não precisam de nós ! ! !. Descobriram que precisam nos dar atenção, para que atrapalhemos menos ! ! ! Criaram o tal do estatuto dos idosos que não sei se funciona. Os supermercados , embromando, criaram um caixa especial que quase nunca funciona, que deveria ser dos idosos , mas apenas, em alguns casos, preferencialmente, é claro. Não exclusivo. Tenho brigado muito por isso e alguns até colocaram uma placa mostrando o caixa exclusivo que não é tão exclusivo assim, basta estar ocioso.Quando você chega, encontra uma jovem de uns 30 anos descarregando um carrão de compras e você é obrigado ou obrigada a aguardar , e ela justifica: estou grávida, mas não aparenta e muito menos apresenta atestado médico!... Sim, se eu não parar por aqui , irei longe. Eu comecei querendo falar de uma novidade que não é  tanta novidade assim, aqui em Salvador.Já existe em outros estados, S.Paulo, por exemplo . Cartão de idoso para ter direito a estacionar o seu veículo em qualquer vaga previamente marcada “ Vaga exclusiva para idoso “ – Se não tiver o cartão, segundo me disseram e é até possível que seja assim , além de levar uma multa,  pega pontos negativos na sua carteira de motorista ! No sábado passado, estive no Shopping Barra, onde estão distribuindo os tais cartões . Não havia ninguém no setor , mas a coisa pegou porque não ando com a última conta de luz e de água no bolso e eu precisava de um comprovante de endereço. Burocracia ! Pura burocracia, porque,  para atestar que sou idoso,  tenho que dar o meu endereço ? Eu sou idoso em qualquer lugar, more onde morar , a qualquer hora do dia ou da noite , principalmente... Não basta a minha fisionomia de bisavo? Ora, pergunto eu: comprovante de endereço para comprovar o que ? Que sou idoso ? Para isso  preciso informar onde moro ? Não basta o meu rosto com o qual circulo por aí hà quase 83 anos ? Bem, vá lá. Eu quero esse documento para me convencer que envelheci. Alguém precisa me provar isso . Estou me preparando para voltar ao shopping e conseguir mais esta identidade para a minha coleção que está ficando grandinha. Isso é coisa de gestor, qualificado ou não ,  e efeito do benefício do ar condicionado do seu gabinete não encoraja a enfrentar as mazelas da cidade... O que ele precisa fazer é tirar a bunda da cadeira e sair por aí para ver como são tratados os idosos nas ruas. Ver um motorista passar direto pelo ponto deixando um idoso que está dando sinal, só porque não quer parar para embarcar um pessoa com uma idade mais avançada no tempo e ainda passa debochando, sorrindo ! O que precisa, isso sim, é educar o povo , fiscalizando e punindo os faltosos e não os velhinhos sem o cartão ! ! ! !  Uma grande maioria da população é mal educada , em todos os sentidos , mas vê o idoso como algo superado se esquecendo que todos estão indo neste sentido, pelo menos, a não ser aqueles que ficarem pelo caminho e não chegarem onde chegamos ... Se houvesse educação e respeito ,  muitas coisas não seriam necessárias ! ! ! Leis e regulamentos seriam desnecessários.


Pois bem, estou fazendo hora , esperando o shopping abrir. Depois eu conto o resto !... Vou indo !


Voltei , com o tal do atestado de velhice nas mãos ,  mas, ao sair, fui logo tomando um susto. Uma amiga do bairro que passeava pela pracinha com o seu cãozinho de estimação me informou que hoje era dia do funcionário público. Gelei !... 

Eu tinha programado voltar ao shopping hoje porque queria o tal documento. Coisa de velho mesmo ! No entanto , segui em frente na esperança de que,  pelo menos o pessoal da Transalvador, estivesse de plantão, confiando, em parte, no que a moça me disse no sábado. Volte na segunda bem cedo porque só estaremos aqui até o dia 31 e isso aqui vai encher de gente. Quando entrei na galeria de serviço, mais um susto. 

O shopping já havia aberto, dado bom dia aos clientes, e me deparei com o espaço da Transalvador fechado. Mas não demorou muito e as moças apareceram. Coisa de minutos. 

Fui o primeiro , mas logo foram chegando outras pessoas e o atendimento foi ficando um pouco lento porque a internet não estava correspondendo, o que provocava demora na impressão do cartão e posterior plastificação. Tem uma coisa , não se pode estacionar na vaga errada , Sai, no mínimo, uma multa. 
Termino esta crônica com uma dúvida que deixo no ar, esperando ter tempo para saber se funcionou ou não. 

Com essa turma mal educada que anda por aí, a coisa vai funcionar?  Não há divulgação e a maioria não está sabendo da novidade... Para os mal educados não fará diferença...Vamos aguardar para ver ...



Outra coisa : quem vai fiscalizar ? Com tantas coisas importantes por aí acharam de dar em cima , justamente, dos velhinhos? Acho que a turma do trânsito não tem o que fazer e não tem o menor interesse em se envolver em engarrafamentos que deixam a cidade parada o dia inteiro. Estão querendo, justamente nos incomodar e  pegar nos nossos pés ?

Nenhum comentário: