A
caravela “ Príncipe Regente “
A
nau capitania de Cabral
500 anos de descoberta do Brasil
Para os festejos dos 500 anos de descoberta do Brasil , foi
pensada uma festa que deveria ter sido maravilhosa . Muitos eventos com uma
atração principal . A construção de uma réplica da nau capitania de Cabral ,
que deveria ser a atração principal, em poucas palavras, a dona da festa. Todos
os recursos técnicos conhecidos e disponíveis foram disponibilizados para que a
nau se transformasse num grandioso sucesso , mas o que se viu e aconteceu foi
que a iniciativa, além de não proporcionar a alegria que se almejava ,
ocasionou, sim , uma tremenda decepção , a ponto de desaparecer do cenário
exatamente quando ela deveria ser a estrela do espetáculo. A nau foi construída
aqui em Salvador, em um estaleiro da localidade Aratu , ao custo de mais de
quatro milhões de reais e dotada de todos os mais modernos instrumentos de
navegação . Inclusive , com mais um detalhe desconhecido de Cabral e sua tripulação.
A nau, foi climatizada , claro que em desacordo com o modelo original que
deveria ter sido rigorosamente respeitado, pelo menos na minha opinião. Na
primeira saída , chegando à saída da baía, a primeira pane , teve que retornar
ao estaleiro. Depois, mais três tentativas mal sucedidas e , por fim , um ocaso
melancólico . Segundo informações, a tão sonhada nau , por não ter outra
utilidade, foi servir de cenário para um filme que ninguém viu ! Esta nau que
não conseguiu navegar, pelo menos na época em que devia, foi construída sob a
supervisão de um engenheiro naval francês, nada mais nada menos ! Uma outra
réplica, da frota de Cristóvão Colombo,
foi construída por artesãos em estaleiros rústicos e artesanais
do sul da Bahia, por mestres construtores de saveiros , para,
um filme que estava sendo rodado e , ao que se sabe, navega até hoje !
A nossa nau , passada a sua verdadeira utilidade, ficou
esquecida até que a colocaram a fazer pequenos passeios marítimos dentro da
Baía de Todos os Santos , transportando turistas , saindo do Forte de São Marcelo , uma
construção dentro do porto marítimo comercial de Salvador. O primeiro porto da
cidade. No entanto, a visitação ao Forte de São Marcelo foi suspensa há três
anos e ela agora está aguardando obras de reparos e manutenção , não se sabe
por quanto tempo. Enquanto isso , ninguém fala dela... Os passeios turísticos,
“ver Salvador do mar “ , duraram pouco tempo.
Se tivessem mandado construí-La nos estaleiros do sul do
estado, por mestres saveiristas , cuja profissão segredos da arte , vem de família , gerações
após gerações , ela estaria viva e ainda
viveria muito tempo .Teríamos economizado um dinheiro público que está sobrando
em algum lugar e faltando em outros.. Ah...Teríamos evitado, também uma história triste que não conseguiremos,
jamais, esquecer ! As características da nau, são as seguintes:
- comprimento 15
metros
- largura
4,6 metros
- propulsão
motor e vela
- mastros
4
- casco
em madeira
- capacidade
50 pessoas
- capacidade para carga 10 tons
- tripulação
3 homens
A nau, como equipamento de segurança, portava 57 coletes
salva-vidas , duas bóias circulares , sinalizadores sonoros e luminosos . No meu
entender, não poderia deixar de haver um equipamento de rádio . Ah... se Cabral
e os seus marinheiros vissem isto !!!
Sarnelli,
Salvador, 25.09.2014.
2 comentários:
O projeto inicial desta caravela estava a cargo de Lev Smarceviski, conhecido velejador russo e projetista de barcos residente em Salvador. Como era um projeto que envolvia muito dinheiro, o pessoal da marinha cresceu os olhos e tirou o projeto das mãos do civil. O dinheiro sumiu e a caravela deu no que deu.
Cristiano
Recebido by mail
É, meu amigo, que fiasco não é? Se gastou tanto para nenhum resultado. Concordo que o pessoal dos salveiros, acostumados com a lida do mar e contrução dos seus saveiros, poderiam fazer bonito na réplica em que se gastou muito dinheiro. abç Cida.
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