quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A caravela " Príncipe regente "

Fotos tomadas por empréstimo ao Google para fins de ilustração. De autoria desconhecida.




 A caravela “ Príncipe Regente “
A nau capitania de Cabral
500 anos de descoberta do Brasil

Para os festejos dos 500 anos de descoberta do Brasil , foi pensada uma festa que deveria ter sido maravilhosa . Muitos eventos com uma atração principal . A construção de uma réplica da nau capitania de Cabral , que deveria ser a atração principal, em poucas palavras, a dona da festa. Todos os recursos técnicos conhecidos e disponíveis foram disponibilizados para que a nau se transformasse num grandioso sucesso , mas o que se viu e aconteceu foi que a iniciativa, além de não proporcionar a alegria que se almejava , ocasionou, sim , uma tremenda decepção , a ponto de desaparecer do cenário exatamente quando ela deveria ser a estrela do espetáculo. A nau foi construída aqui em Salvador, em um estaleiro da localidade Aratu , ao custo de mais de quatro milhões de reais e dotada de todos os mais modernos instrumentos de navegação . Inclusive , com mais um detalhe desconhecido de Cabral e sua tripulação. A nau, foi climatizada , claro que em desacordo com o modelo original que deveria ter sido rigorosamente respeitado, pelo menos na minha opinião. Na primeira saída , chegando à saída da baía, a primeira pane , teve que retornar ao estaleiro. Depois, mais três tentativas mal sucedidas e , por fim , um ocaso melancólico . Segundo informações, a tão sonhada nau , por não ter outra utilidade, foi servir de cenário para um filme que ninguém viu ! Esta nau que não conseguiu navegar, pelo menos na época em que devia, foi construída sob a supervisão de um engenheiro naval francês, nada mais nada menos ! Uma outra réplica,  da frota de Cristóvão Colombo, foi construída por artesãos em estaleiros rústicos e  artesanais  do sul da Bahia, por mestres construtores de saveiros  , para,  um filme que estava sendo rodado e , ao que se sabe, navega até hoje !
A nossa nau , passada a sua verdadeira utilidade, ficou esquecida até que a colocaram a fazer pequenos passeios marítimos dentro da Baía de Todos os Santos , transportando turistas ,  saindo do Forte de São Marcelo , uma construção dentro do porto marítimo comercial de Salvador. O primeiro porto da cidade. No entanto, a visitação ao Forte de São Marcelo foi suspensa há três anos e ela agora está aguardando obras de reparos e manutenção , não se sabe por quanto tempo. Enquanto isso , ninguém fala dela... Os passeios turísticos, “ver Salvador do mar “ , duraram pouco tempo.
Se tivessem mandado construí-La nos estaleiros do sul do estado, por mestres saveiristas , cuja profissão  segredos da arte , vem de família , gerações após gerações ,  ela estaria viva e ainda viveria muito tempo .Teríamos economizado um dinheiro público que está sobrando em algum lugar e faltando em outros.. Ah...Teríamos evitado, também  uma história triste que não conseguiremos, jamais, esquecer ! As características da nau, são as seguintes:
- comprimento                                          15 metros
- largura                                                         4,6 metros
- propulsão                                                  motor e vela
- mastros                                                       4
- casco                                                          em madeira
- capacidade                                               50 pessoas
- capacidade para carga                           10 tons
- tripulação                                                    3 homens

A nau, como equipamento de segurança, portava 57 coletes salva-vidas , duas bóias circulares , sinalizadores sonoros e luminosos . No meu entender, não poderia deixar de haver um equipamento de rádio . Ah... se Cabral e os seus marinheiros vissem isto !!!

Sarnelli,
Salvador, 25.09.2014.


2 comentários:

Anônimo disse...

O projeto inicial desta caravela estava a cargo de Lev Smarceviski, conhecido velejador russo e projetista de barcos residente em Salvador. Como era um projeto que envolvia muito dinheiro, o pessoal da marinha cresceu os olhos e tirou o projeto das mãos do civil. O dinheiro sumiu e a caravela deu no que deu.
Cristiano

Sarnelli disse...


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É, meu amigo, que fiasco não é? Se gastou tanto para nenhum resultado. Concordo que o pessoal dos salveiros, acostumados com a lida do mar e contrução dos seus saveiros, poderiam fazer bonito na réplica em que se gastou muito dinheiro. abç Cida.