quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A independência do Brasil e da Bahia







A independência Brasil e a
Independência da Bahia .                 detalhes do munumento
Muitas perguntas me têm sido feitas sobre essa tal de “ independência da Bahia “. Mesmo não sendo escritor, muito menos historiador, tento passar um esclarecimento para que as pessoas possam entender o porquê da coisa.
Dois de Julho é dia de festa na Bahia . Dia de orgulho pela sua participação efetiva na história do país.
Muitas pessoas acham estranho quando se fala da independência da Bahia e algumas delas me disseram não entender o fato.
Como, o Brasil teve independência duas vezes ?
A independência do Brasil não foi proclamada por D.Pedro Iº? Foi , sim , mas veja esta parte da história.
Muita gente acha estranha esta história da “ Independência da Bahia “! Até acha graça, chegando ao ponto de sorrir . Independência do que, se o grito de Independência ou Morte aconteceu em São Paulo, como todo mundo aprendeu na escola, às margens do rio Ipiranga ? Mas não foi suficiente o grito de D.Pedro Iº em São Paulo, para assustar o portugueses que estavam na Bahia !
O dois de julho é uma data que deveria ser festejada por todos os brasileiros e explico o porquê.
No dia 7 de setembro, festejamos a independência do Brasil em todo o país , com desfiles militares, inclusive com exibições da nossa força aérea , não faltando a famosa esquadrilha da fumaça , escolas , fanfarras procedentes de cidades do interior e outras agremiações . O povo vai , em massa , às ruas , para assistir , orgulhoso os desfiles , levando a sua bandeirinha brasileira que é brandida aos ventos alegremente. A aglomeração, o povo, vai das crianças que os pais que levam, aos mais antigos, que se orgulham do seu país.
Orgulho dos pais, por uma história que, com o transcorrer dos 500 anos , ficaram para trás e que procuram passar para as crianças de hoje , para os futuros adultos, aquele sentimento de patriotismo,o orgulho de ser brasileiro , relembrando as lutam havidas para que o Brasil se visse livre do domínio da coroa portuguesa.
Oficialmente , a independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 , com o famoso grito às margens do rio Ipiranga, proferido por D.Pedro Iº , de Independência ou morte !
O ato é representado pelo quadro idealizado pelo pintor Pedro Américo que somente o finalizou no ano de 1888 , ou seja, 66 anos após o fato. O quadro passou a representar, oficialmente , a data histórica de acordo com o imaginário do autor... Se, na época, o fato pudesse ter sido fotografado , a imagem seria bem diferente .
No entanto, na Bahia festejamos o 2 de julho , também , porque ela, realmente , não estava livre dos lusitanos, que foram , finalmente, expulsos pelo povo sob o comando do General Francês, Pierre Labatut, no dia 2 de julho de 1823 , quando o General Bandeira de Mello partiu com a sua frota levando de volta o seu pessoal para casa... 9 meses após o Grito da Independência.
Está aí a explicação que muita gente desejava e uma cobrança por não ter sido reconhecida a data de Dois de Julho como feriado Nacional , pela sua participação na luta pela independência total e verdadeira , da coroa de Portugal !
A independência do Brasil efetivou-se , portanto, no dia 2 de julho de 1823 com expulsão dos portugueses das terras brasileiras, ou seja, da Bahia, nove meses após o grito do Ipiranga.
Sarnelli - 7.10.2014
Fonte consultada : Google

Nenhum comentário: