domingo, 23 de novembro de 2014

A importância das algas marinhas .









Já tem tempo que ando curioso com um certo fato que venho observando há anos . Esta semana, a praia de Santana está sendo mantida pelas marés com uma razoável quantidade de algas nas suas areias , levadas pelas cheias e deixadas nas vazantes. Algo curioso, porque não acontece em todas as praias do litoral. Apenas em algumas, com características próprias. Fiz algumas fotos e procurei descobrir a respeito. Porque, me perguntava, todos os anos, na mesma época, as mesmas praias,são invadidas pelas algas marinhas , ou pelo sargaço , também conhecidas como algas arribadas e por outros nomes. Elas ocorrem em regiões  tropicais e sub-tropicais e existem de vários tipos.


Em princípio, vamos considerar as algas como sendo o pulmão do mar.
Assim me foram descritas, em rápidas palavras. Foi esta a explicação que me foi dada . Elas são um vegetal , desprovido de raízes , que nascem  sem se fixarem e ocorrem onde há incidência de luz até uma profundidade de 200 metros aproximadamente.  Por isto ficam ao sabor das marés e , logicamente, das correntes marinhas.
O que me chamou atenção foi o fato de que, em determinadas épocas do ano,  as mesmas praias se enchem de algas deixadas pelo mar na vazante . Serão ou não  recolhidas posteriormente na próxima  enchente , mas um dia elas desaparecem.  Poderão ficar dias na mesma praia. O curioso é que as algas são deixadas sempre nas mesmas praias, invariavelmente , e em outras  não, não são invadidas pelas algas. São sempre as mesmas, podendo haver uma alternância curiosa ! Daí a interrogação : “ por que isto acontece ?”
Tudo isto tem uma explicação. Claro, tudo tem que ter  uma explicação , um motivo e muitas vezes, uma função importante, como é o caso das algas , as quais ninguém dá importância e pensam que tudo aquilo é sujeira que o mar deposita nas areias. Engano ! As algas são muito mais do que isso , de importância vital para a vida humana.!
 Você sabia que elas são consideradas o verdadeiro pulmão do mundo ,  porque produzem mais oxigênio que necessitam para o seu próprio uso e que o excesso é usado para oxigenar a água do próprio mar e que a sobra  é liberada no ar aumentando a  taxa de oxigênio à nossa disposição  ? As algas são consideradas ervas marinhas e são conhecidas também como sargaço  e outros nomes , o que me faz lembrar as velhas histórias que lia , quando criança, de piratas que agiam na área da América Central ,  lá pelo Caribe , no chamado  “ mar de sargaço “ , trazendo à minha memória as histórias ocorridas em Port Royal e Jamaica , onde a concentração é ou era tão alta que chega a formar verdadeiras ilhas compactas . Eu adorava estas histórias. Eram as minhas preferidas. De capas e espadas , eram comigo. Revejo os filmes do Capitão Blood protagonizados por Enrol Flin e outros bons  espadachins da época...  como o pirata Jacques Lafitte na figura de Basil Rathbone, uma dupla imbatível para estas  aventuras de pirataria.

Mas, vamos voltar ao nosso assunto , que são as algas . Elas são desprendidas ,  são levadas pelas correntes marinhas e depois as ondas as jogam nas praias onde o sol as seca, provocando um cheiro característico que algumas pessoas, como eu, dizem ser de maresia... Mas não pode ser uma praia qualquer, mesmo porque parte da costa é rochosa e, então, quando a maré encontra espaço, como por exemplo , uma enseada , ela leva as algas até a praia depositando-as nas areias,como se vê nas fotos que ilustram este texto

Além do mais, elas tem muitas propriedades e são fonte de saúde . Servem de alimentação para humanos e  para alguns tipos de peixes,  são ricas em minerais e tem um elevado teor de fibras. Têm uma composição gelatinosa.

Quando vir aquela faixa escura na beira de uma enseada, não é lixo não . São algas, fonte inesgotável de saúde ! Algo simples que eu muitas pessoas não haviam pensado, nem eu mesmo vivendo à beira do mar até hoje

Sarnelli, em 22.11.2014.









3 comentários:

Cristiano Teixeira disse...

Realmente, eu sempre me perguntei porque algumas praias tem algas e outras não. Também já li que o oceano é que é o pulmão do mundo e não a Amazônia como alardeiam os ambientalistas. Quase todo o oxigênio que é produzido pela floresta é consumido por ela mesma. Quanto à alimentação, uma curiosidade, a culinária chinesa tem uma certa sopa de ninho de andorinha. É feita realmente com o ninho desta ave que usa algas marinhas. Muito instrutivo o seu texto.Um abraço!

Sarnelli disse...


Bartolo, sem palavras para falar da beleza do que escreveste. Tudo que colocaste neste texto (e também as fotos) são de uma sensibilidade incrível. Mas as palavras iniciais mexeram profundamente com meu coração. Escreveste "Não há quem , por mais que viva , se desligue do seu passado . Se somos humanos e chegamos até aqui , algo ficou para trás e o bom é peneirar e selecionar as coisas boas para festejar e curtir.". Uma das grandes lições aprendidas, para mim, tem sido esta: lembrar do passado não com mero saudosismo, mas relembrar o que foi bom para festejar, para curtir. E esta lição aprendi com este meu prezado amigo! Continua escrevendo - sempre! Teus escritos são preciosos presentes para quem os lê! Abraços! Bia em

Anônimo disse...

Meu amigo! Meu comentário anterior, que te enviei por email, era referente à tua outra crônica, sobre vendedores.
Hoje li esta postagem sobre as algas e fiquei encantada! Eu realmente desconhecia o que explicaste sobre as algas, e achei teu texto muito elucidativo!
As fotos estão lindas! Embora eu já tivesse visto praias com algas, nunca tinha visto na proporção que tem nas fotos! Parabéns pelo texto e pelos cliques!
Grande abraço!
Bia