sábado, 29 de novembro de 2014

Farol da Barra e forte de Santo Antonio



Farol da Barra e Forte de Santo Antônio da Barra.


O forte de Santo Antônio da Barra foi construído em 1696 numa posição privilegiada logo à entrada da Baia de Todos os Santos, sobre um promontório. Não demorou a receber o farol para orientar a navegação e cumpre a sua função até hoje , com equipamentos de última geração e de longo alcance. O forte , além de ter tido acrescido o farol, mantém , aos cuidados  da Marinha do Brasil, um Museu náutico com diversas curiosidades do passado. O local é popularmente conhecido como “ O farol da Barra “ e de lá se pode apreciar paisagens maravilhosas  , tanto da Bahia de Todos os Santos, com  navios ancorados, o forte de Santa Maria , ter uma idéia da sua vastidão . Pode-se ver , e  é uma outra beleza natural  do local, uma grande extensão da orla marítima, banhada por um mar azul, o oceano Atlântico , mar aberto ,  que varia , constantemente , de tonalidades , assumindo até o verde.  Agora , o espaço melhorou bastante depois da revitalização do bairro da Barra, realizado pela prefeitura. É um espaço amplo ,  para as pessoas, onde não trafegam veículos .  É um local muito prazeroso , constantemente soprado  por um vento forte, agradável e refrescante.Uma delícia! Uma maravilha , estar cercado ou cercada de toda aquela paisagem ,afagado ou afagada  por um vento carinhoso.
O Farol da Barra e o forte são uma visita obrigatória para quem passa por Salvador.. Tanto o farol , quanto o forte , lhes aguardam
Programem as suas próximas férias para Salvador, onde o verão é eterno.Essa é a melhor pedida! Não perca tempo escolhendo: o destino das suas  próximas férias é  ,  onde quase  tudo foi feito pelas mãos do criador e onde se tem muitas histórias para contar.O Farol é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade e um ponto  imperdível e obrigatório para ser visitado. É imperdível . Se o céu não estiver encoberto por nuvens, da parte traseira do farol ,  pode-se curtir pores de sóis maravilhosos e inolvidáveis. Uma recomendação. Não se esqueça da sua digital porque vai ter que comprar uma em Salvador. Ninguém pode passar por Salvador sem registrar a sua presença na primeira capital do Brasil. Seria, literalmente, perder a viagem...!
Ah, sim e ainda temos o tabuleiro da baiana , dentro do qual você vê tanta coisa de dar água na boooocaaaaaa..... Outra coisa :. não exagere na pimenta , quando experimentar o acarajé ! rsrsrrssrsr
Na chegada à Salvador, se vier de avião, vai ler uma faixa lhe dando as boas vidas  : “ Sorria, você está na Bahia ! “.

28.11.14
Sarnelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, você vai apresentando a Bahia de uma forma, que dá a maior vontade de conhece-la pessoalmente. Linda mesmo!

Anônimo disse...

Amigo querido, que saudade da Bahia que senti, lendo sobre o Farol e o Forte! Saudade de tudo que ainda não vi, na Bahia (isso mesmo - saudade do que ainda nem vi)! Mesmo tendo visto um pouquinho da Bahia, até hoje, sei que ela tem tanto mais a ser visto e sentido, que dá vontade de ir para lá amanhã!
Quanto à pimenta, esta é uma das boas lembranças que tenho: os acarajés saboreados junto às baianas, com seus tabuleiros, e com muita, muita pimenta (que adoro)!
Grande abraço! Bia