quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Baía de todos os Santos/Salvador - Ba




A Baía de todos os Santos é uma grande reentrância no continente brasileiro , descoberta no dia 1º.11.1501, dia Todos os Santos, daí o seu nome, o santo do dia ,  pelo navegador italiano Amerigo Vespucci , navegando a mando da coroa portuguesa. O nome do estado veio dela , havendo apenas uma curiosidade, uma pequena variação. O estado, é escrito com “h” e a baía, sem . Me lembro, ainda criança, quando pretenderam realizar  uma reforma ortográfica segundo a qual o estado perderia o seu “h” , o que provocou a maior polêmica entre os baianos. No final , o estado da Bahia conservou a sua grafia com o “h” e a Baía de todos os Santos ficou diferenciada, ou seja, sem ele. Os baianos não se conformaram com a mudança e conseguiram conservar o nome original, como sempre tinha sido escrito. Não há Bahia sem o “h”... e pronto !
A Baía de todos os Santos é a segunda baía do mundo, a maior do Brasil, perdendo apenas para a Baía de Bengala e a sua superfície , é de 1.233 Km2 de espelho d’água .  É quase tão grande quanto o estado do Rio de Janeiro. Dentro das suas águas , podem ser contadas nada menos que 56 ilhas, sendo a principal , a de Itaparica, que acolhe dois municípios. O de Itaparica e o de Vera Cruz.  A baía tem profundidades que variam de cerca de 10 a 42 metros, o que explica porque só em determinadas posições podem ser ancorados navios. Há áreas,onde a profundidade Não é suficiente. Dentro dela,  está o Forte de São Marcelo totalmente dentro d’água, construído sobre uma coroa de pedras e areia, e dentro  do primeiro porto comercial, um terminal marítimo da Refinaria Landulfo Alves, uma base naval e um porto particular para o embarque de veículos , produzidos por uma indústria aqui em Salvador. A reentrância é mais conhecida como o recôncavo baiano, havendo muitas cidades banhadas pelas suas águas .
A baía teve a sua época romântica , aliás, diversas,  pois todo o transporte de mercadorias era realizados por saveiros, barcos  que enchiam o panorama com as suas velas quase todas brancas num vai e vem constante e em todas as direções.Eles, os saveiros, transportavam as mercadorias que abasteciam Salvador  e também as cidades  do recôncavo. Para quem não entende o termo, recôncavo , são todas as terras e cidades banhadas pelas águas da Baía de todos os Santos. Isso não existe mais . Só as pessoas mais vividas como eu, se lembram dessa fase , com saudades do belo espetáculo que a natureza nos oferecia todos os dias ,  que inspirou muitos pintores famosos com as suas interpretações das paisagens marinhas.  Foi um privilegio que o progresso nos tirou , dias que não voltam mais ! O local ideal e principal , para apreciar este espetáculo, sempre foi a parte alta da cidade, ao lado do Elevador Lacerda , embora pudesse ser apreciados de outros diversos pontos da cidade.  Uma visão panorâmica,  espetacular, abrangendo todo o espaço, visto de cima . Um encantamento, pura poesia !

Sarnelli, 25.11.2014
Salvador , Ba.




Um comentário:

Anônimo disse...

A Bahia toda (e a baía toda) é de encantar os olhos e o coração! Cada vez que leio teus escritos sobre a Bahia sinto mais vontade de retornar à esta terra. Definitivamente, minha alma deve ser baiana!
Grande abraço!
Bia