quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Campanha contra o fumo





esta manhã fiz esta foto em um estabelecimento do Rio Vermelho que, entre  verduras, frutas, bebidas e sei lá mais o que, vende cigarros legalmente . A fabricante fornece ao revendedor um equipamento conhecido,  com diversos compartimentos para conter as carteirinhas e facilitar a venda. 
É só abastecer o equipamento  e. à medida que for sendo rerirada uma carteira através da abertura inferior, uma outra ocupa o seu lugar . No final, é só reabastecer...
O curioso ,  é que o alerta contra os males da nicotina é uma obrigação, pelo menos até onde eu sei, legal ,  e aparece obrigatoriamente nas próprias carteiras mostrando cenas pesadas , horripilantes , também por força de lei.
Não entendo , portanto,  como o próprio fabricante daqueles tubinhos de papel danosos à saúde da população , toma a iniciativa de colocar à vista do público mais um alerta, o que me parece contraditório , é o  próprio fabricante fazer uma anti-propaganda do seu produto , quando o seu intersse é vender e que mais pessoas se viciem.   Conforme me contaram,  o próprio Ministério da Saúde não quer permitir  a exposição de mais este alerta quando sabemos que estamos em plena campanha contra o uso do tabaco. Estou repassando o peixe que me venderam .... Será que dá para dormir com um barulho desse ? 

Eu, hein?...

Um comentário:

Anônimo disse...

Honestamente, é complicado opinar sobre isto. Aqui no sul, convivi (anos atrás) com uma família de fumicultores. Por um lado, é fonte de renda para tanta gente. Por outro lado, é trabalhar para causar a doença de tanta gente...
Quanto a estes avisos (mesmo os que ficam nas carteiras de cigarro), acho que só atongem quem, por si próprio, já não quer mesmo fumar. Pois se a pessoa quer, não serão estes avisos que a farão mudar de ideia.
Bia