segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Os passeios de Salvador







Agora que o Prefeito ACM Neto está demonstrando interesse em resolver um problema sério da cidade, confiando na sua determinação de fazer um bem à população, vou , a título de colaboração , parar de reclamar sobre o aumento exagerado do IPTU que não sei quanto é e se irei conseguir pagar ,  por uma casinha modesta como a minha, antiga , do tempo em que foi criado o Parque Cruz Aguiar, construída em série , a partir de um só projeto e, o pior, com materiais de péssima qualidade .Com o tempo fui reforçando aqui, ali e acolá... trabalho de formiguinha ! 
Hoje , o meu foco são os passeios de Salvador  , aproveitando a deixa que o Prefeito me proporciona ,  já que o assunto está em evidência e parece que, pelo menos espero, vai agir com rigor para resolver este problêma crônîco da cidade como um todo . Temos diversos tipos de passeios, pois acho que por falta de alguma regulamentação, quem teve que construir um passeio , o fez do jeito que quis . Em pedras portuguesas, seguindo um modelo antigo,  em concreto, em lajotas , apenas em argamassa de cimento e areia ,  enfim uma variedade de tipos , sem nenhuma padronização. O que piora a situação, é que cada um coloca o seu passeio no nível que bem entende, ocasionando diferenças de planos que provocam topadas e quedas , se a pessoa não perceber que , caminhando num plano, vai passar para outro , o  que pode derrubá-la com consequências imprevisíveis ou melhor, comprovadas ,  como foi o caso da minha esposa que caíu, quebrou o pulso, num ponto da rua João Gomes, Rio Vermelho, justamente por ter pisado num buraco de um passeio , no momento de embarcar num transporte,  em predras portuguesas, que teve parte das suas pedras levantada pelas raízes de uma enorme " amendoeira " que presta serviços à população, servindo de parada de ônibus.. Há também os passeios com pequenos declives  arrampados ( e até escadinhas ) , visando a movimentação de alguma máquina , como acontece na Vasco da Gama. Enfim, poderia me estender , mas como é assunto de conhecimento geral e fácil de entender,  passo apenas a demonstrar mais um probleminha ligado ao assunto , não sem lembrar, porém, que boa parte da população já está em idade avançada e outra parcela tem dificuldades de locomoção. A prefeitura diz que o proprietário do imóvel é reponsável pela manutenção do seu passeio mas há um porém . Sempre há ! Havendo uma árvore plantada no passeio a responsabilidade pela árvore é da prefeitura , já que ela é patrimônio da cidade.  É ou não é ? Então, fica a pergunta. No caso , como é o lógico, de a árvore crescer e com o tempo as suas raízes danificarem o passeio , a responsabilidade pelo fato ,  é do dono do imóvel ou da prefeitura ? É o caso das três fotos que estou encaminando ao blog , da mesma árvore , tomadas hoje ,  de ángulos diferentes. Veja o estrago que as raízes provocaram no piso. E é assim por toda a cidade ! A da foto, está no Parque Cruz Aguiar ! Concluo relatando um fato. Fui obrigado a solicitar à prefeitura a derrubada de uma amendoeira que estava no meu passeio. Alta que era, proporcionava uma sombra maravilhosa sobre a minha casa , exatamente sobre o meu quarto que está de frente para o poente ,  mas as suas poderosas raízes ( apesar de a casa estar num nível mais alto de cerca de 60 centímetros - estimados ) já estavam dentro de casa ,  e uma delas tinha mais de três metros de comprimento . Como uma coisa remete a outra , sabemos que a cidade , de clima tropical e de verão eterno,  necessita sempre de mais árvores . Foi uma pena ,  o sacrifício da minha amendoeira,  mas foi necessário , embora saibamos que precisamos sempre de mais árvores... Vamos plantar mais árvores e cuidar delas e dos nossos passeios , ou seja, da população  !...



Nenhum comentário: