sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A importância do saveiro no passado

              Saveiros – uma visão do passado
os tempos saudosos se foram! Você não pode , ou pode ? imaginar o que era chegar na praça da prefeitura, parte alta da cidade , pela manhã e ver a Baía de todos os Santos cheia de velas que se movimentavam em todos os sentidos, a despeito da direção do vento. A mesma cena se repetia diariamente nos fins de tardes , mas, desta vez, quase sempre , emoldurada pelos belíssimos pores de sóis que acontecem em Salvador. É o sol descendo por trás da ilha de Itaparica, na verdade, ilha de Santa cruz , deixando o céu rosado . O sol some , mas o céu continua rosado ! Maravilha ! Os saveiros marcaram uma época e foram eles que movimentaram a economia do recôncavo baiano, ou seja, abasteciam a cidade antes de aparecerem as estradas asfaltadas e os caminhões, com maior capacidade de carga e rapidez. Foram cenas que inspiraram grande pintores que deixaram imagens em óleo sobre telas... Desculpe , mas se você andou numa escuna, apenasmente andou numa escuna , mas pode pensar dessa maneira na sua forma de sonhar e de fazer de conta. Os saveiros eram diferentes. Rústicos, tripulação rústica, quase sempre analfabeta, mas que conheciam o mar , o céu e as estrelas , como as palmas das suas próprias mãos. Você se misturava com coisas da terra que iam de um lado para o outro. Virava natureza Você se misturava com as coisas da terra , entendeu ? Era o vento que lhe transportava! Hoje as escunas vão a motores... Sabe de uma coisa ? Ao escrever estas últimas linhas me emocionei um pouco .
Tantas coisas ficaram para trás , que essa meninada não faz a menor idéia do que perdeu...
O interessante é que os saveiros procedem da Índia! Passaram por Portugal e eram utilizados na pesca do " savel " , um peixe de lá, ou peixinho, e daí o nome. Aqui, foram adaptados para navegarem em águas rasas e podem , simplesmente, pousarem sobre as areias das praias quando a maré baixa. Só voltarão a flutuar, logicamente, quando ela , a maré , subir, depois de descarregados ou carregados com novas mercadorias.
Eles abasteceram de tudo , não apenas a capital ,como todas as cidades do recôncavo baiano. Foram os heróis do mar !
Sarnelli
Sdr. 25.09,2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu amigo, que lindo ver a imagem dos saveiros! Elas fazem parte do imaginário de todos aqueles que são apaixonados pela Bahia! Obrigada por este resgate histórico com o qual nos presenteaste!
Grande abraço!
Bia