quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O bisneto de Michelangelo !

                       foto da Internet - autor desconhecido

O neto de Pasquale

Quantos de vocês usaram os bondes para ir e voltar do trabalho ou mesmo da escola.?
Este que aparece na foto está passando pela praça Castro Alves e descendo da         antigamente famosa Rua Chile ( Ver e posição do arco que faz o contato com a linha aérea eletrizada ) Ao fundo , o monumento a Castro Alves de autoria de Pasquale De Chirico , vendo-se ainda parte da Baía de todos os Santos.


Esta postagem , por mais simples que tenha sido, me causou um pequeno problema, uma pequena confusão. Eu incluí  uma nota colocando em destaque o fato de que, coincidentemente ,  na foto , aparecia o monumento a Castro Alves , de autoria de Pasquale De Chirico e que, não obstante , mesmo estando  com uma idade avançada, sou ainda,  neto do “ autor”, fato que hoje causa alguma dúvida comprovada . Claro que me referia ao autor da estátua. Na verdade, eu pretendia mostrar o bonde,  mas o monumento veio junto...
Foi aí que tudo começou : que lindo, você é neto de Castro Alves ? perguntou uma pessoa ! Você é uma pessoa importante , então !...

Lá fui eu explicar : Não, eu sou neto do autor do monumento . Pasquale De Chirico ,  foi meu avô materno.

A seguir, veio mais alguém com este comentário : Então , você é bisneto de Pasquale De Chirico ?

Não teve jeito, tive que dar nova explicação : Não , Vamos esclarecer isto definitivamente . Pasquale De Chirico foi o meu avô materno. Pai da minha mãe Emilia  . Então, é assim : eu sou filho de Emilia de Chirico, filha de Pasquale De Chirico que por sua vez era filho de Michelangelo .

Foi aí, que não deu mais!  Quer dizer que você é bisneto de Michelangelo ? Que coisa boa , que coisa chic ! Você é uma pessoa importantíssima! ...

Já não sabia mais o que dizer,  quando fui verificar dados para encerrar o assunto dizendo que o Michelangelo referido viveu entre 06.03.1478 e 18.02.1564 , datas de nascimento e morte do artista renascentista. Morreu pouco mais de 63 anos depois de descoberto o Brasil e que o meu avô, o meu Pasquale De Chirico ,  faleceu em Salvador em 31.03.1943. No século passado .

Parou aí ! Ainda bem !.... Mas o meu bisavô materno, se chamava mesmo Michelangelo , mas, claro  com o sobrenome de De Chirico.
Bartolo Sarnelli
Rio Vermelho , Sdr (Ba) – 23.09.2015

Um comentário:

Bia Lemos disse...

Bartolo! Apesar de já conhecer a confusão sobre teu bisavô, ao ler a tua crônica tive que rir, novamente, em alto e bom som! Não é assim que tantos enganos acontecem, e tantas histórias inverídicas acabam circulando, graças a confusões de entendimento? Não dá para deixar de rir!
Mas cá prá nós (esquecendo o bisavô Michelangelo): deves sentir muito orgulho de ser neto de quem és! Um artista de uma sensibilidade ímpar!
Grande abraço,
Bia