segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Uma tarde na Ribeira e o pôr do sol no Monte Serrat






Uma tarde na Ribeira e o pôr do sol no Monte Serrat
            
Esta tarde de domingo meu filho veio nos pegar para uma ida à Ribeira. Para fazer algo tão comum como tomar um simples sorvete. Nada inusitado., mas um belo passeio.  O que há de diferente é que a Ribeira é do outro lado da cidade , na península itapagipana. Um lugar muito bonito , onde um braço de mar tem uma história para contar.
Ainda se pode ver o prédio , praticamente sem função alguma, por não ter sido convenientemente aproveitado, que servia de estação de desembarque e embarque para os passageiros ,  os privilegiados , que podiam viajar de avião pelo seu alto custo na época.   Era ali naquele braço de mar, que também servia de raia para os esportes de remos e até mesmo competições, que os catalinas desciam e subiam. Foi ali que, pela primeira vez na vida via um catalina  amerizar , encostar e lançar uma âncora ao mar . Coisa curiosa, um avião lançando uma âncora no mar para firmar a sua posição ! Nada mais nada menos que um avião atracado ! Mas era e ainda é assim, em locais distantes e longe da civilização. Os catalinas ainda estão voando, acreditem ou não. Descem em rios , lagos, onde houver água...
Eles podem ser considerados, pelo menos eu os considero,  barcos que voam...
Bem, deixando de lado o remo e os catalinas , e a beleza da paisagem , vamos à sorveteria,  afinal, fomos à Ribeira por causa dela. Pô, nunca vi uma sorveteria tão cheia ! Também,... ela é famosa! Ganhou fama por seus sorvetes de frutas , mas, hoje, a variedade de sabores é imensa. Era e é uma das melhores  da cidade e, tem mais: é quase centenária !  Atrai  multidões , que atravessam a cidade para ir tomar um sorvete lá, apreciar a beleza do braço de mar e as cidades que estão do outro lado , tanto no alto da montanha ,como quase que no nível do mar, por onde passa uma ferrovia , meia sucateada hoje, mas da qual  tenho  história para contar. Mas esta história é uma outra história. Eu quero falar é do sorvete e da sorveteria.  Foi preciso enfrentar uma bruta fila para pegar a ficha. O salão é imenso e a freqüência,  como já dito, dá a impressão de uma feira. Mas não só a sorveteria da Ribeira, como a própria praça , é um, local agradável onde os moradores do bairro curtem um domingo  ou um feriado tranqüilo e alegre,  conversando com os amigos, como se vivessem numa cidade do interior , comendo um pedado de pizza, um pastel, acompanhados de uma loirinha gelada ou tomando um delicioso sorvete. Paisagem para alegrar as vistas, que ajuda a diluir o estresse da semana e revigora.
Daí,  seguimos para o monte Serrat com a intenção de pegar ainda o pôr do sol. O monte, junto ao forte do mesmo nome, é um dos lugares mais indicados na cidade para se apreciar o espetáculo. Temos o forte , que , por si só, já é uma atração, a própria Baía de todos os Santos, a cidade ao longe, navios ancorados e o espetáculo sempre diferente de um pôr de sol tropical . O problema , foi o estacionamento. Pareceu que todas as pessoas que não viajaram neste feriadão  ,  resolveram ir ao Bonfim e ao Monte Serrat na tarde de ontem. Engarrafamento de veículos e muita gente . Tivemos que andar um pouco , ida e volta, nos cansamos,  mas ainda pegamos parte do espetáculo e consegui clicar algumas fotos, que impressionam e que estão valendo a pena. É um local que vale a pena voltar . Você não se cansa porque sempre parece uma novidade.  Um pôr do sol nunca é igual a outro ! Quando vier a Salvador, destaque uma tarde para tomar um sorvete na Ribeira e para assistir , do Monte Serrat, o pôr do sol em Salvador. Não esqueça a sua digital , para levar uma boa lembrança da sua passagem por aqui. Se esquecer, pode considerar o seu passeio perdido.
É claro que adoramos o passeio, eu e a minha mulher, ainda mais , junto com um dos filhos, a nora e duas netinhas iguais a todas as outras que não paravam de aprontar , às quais foram necessários cuidados especiais de segurança.                                                                                        
Sarnelli

4 comentários:

X 14 disse...

Passeio muito legal.
Ótimas fotos.
Só não gosto dessa sorveteria, que tem mais fama do que qualidade.

Cristiano Teixeira disse...

Um bom e tradicional programa de domingo que passa de pai para filho. Há anos que não vou por estas bandas da cidade. Coincidentemente, a ultima vez que fui lá foi com você mesmo, Bartolo. Tomamos sorvete e depois o barco. Não lembro agora o nome do outro lado!

Sarnelli disse...

Cristiano! Do outro lado ficam Plataforma e Lobato além da linha de trem suburnana que leva a Periperi.Aliás, LObato é uma localidade história . Foi lá que surgiu a primeira gota do petróleo no Brasil.

Cris disse...

Muito agradavel ler suas histórias Sr. sarnelli. Por um acaso encontrei seu blog quando buscava informações sobre a pedra da sereia e li ali o primeiro texto deste diário encantador e riquíssimo. O Sr. Comenta q as ferrovias é outra história, estou no aguardo para ler assim q ganhar vida. parabéns pela emoção encantadora que transborda de suas frases. Boa noite