segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Os elevadores de Salvador - O Elevador Lacerda ( e outros )


                                          


O primeiro elevador Lacerda com duas cabines 
( Foto obtida na Internet de autoria desconhecida )




Parte alta do Elevador Lacerda
Balanço , visto do Palácio do Rio Branco

 Os elevadores de Salvador



Os elevadores de Salvador
O elevador hidráulico ou de parafuso e o Lacerda de hoje .
Uma breve história . Mais ou menos como a coisa aconteceu , usando um pouco a minha imaginação!
Tendo sido a cidade de Salvador, fundada numa parte alta, por motivos estratégicos, criou-se  a necessidade de remover materiais da parte baixa, nível do mar , para a parte alta , a fim de que se pudesse construir a cidade e, ao mesmo tempo, suprir às necessidades de quem estava na parte alta, onde a cidade foi se materializando . Lembrar que o mar avançava até o sopé da montanha e que muitos materiais chegavam por via marítima. Um desnível que poderia variar , e varia e, em alguns casos, muitos mais  , de uns 70 metros , um pouco para mais um pouco para menos.
Foi aí que entraram em cena os padres e por causa deles existe , no sopé da montanha, uma rua justamente chamada “ rua guindaste dos padres “.
Acredita-se que o primeiro sistema foi instalado em 1874 quando foi aberta uma rampa , aparelhada com trilhos e por ela se movimentava uma plataforma que , com o tempo evoluiu ao ponto de receber uma cabine e começar a transportar passageiros , já que antes só movimentava  materiais . Foi, na verdade, o que chamamos de “ plano inclinado “,  O primeiro nome que o aparato recebeu, foi o “ charriot”. Depois, por uma série de circunstâncias , veio a chamar-se “ Plano inclinado Os Gonçalves”. No entanto, o seu nome inicial ,foi Plano inclinado Princesa Isabel.A data conhecida para a inauguração deste sistema teria sido 25 de dezembro de 1889.
Mas o sistema dos guindastes dos padre , e outros rudimentares que foram instalados desordenadamente,  cada qual para uma finalidade, não deveria durar uma eternidade. Foi quando começou a história do Elevador Lacerda. Vou me limitar , resumindo o quanto possível, e falando apenas do Lacerda. O cartão postal mais conhecido da cidade.
A diferença de nível entre as duas partes da cidade, exigiu uma solução . Era uma escarpa que posso imaginar que tenha estado quase na vertical. Foi então que veio o primeiro elevador, o chamado hidráulico.O Elevador hidráulico da Conceição da Praia, também conhecido como o “ elevador de parafuso “. O assunto interessou ao engenheiro e empresário Antônio Lacerda e seu irmão Augusto Lacerda,  que já andavam metidos em transportes,  inventando linhas de bondes  a tração animal, o popularmente conhecido bonde puxado a burro..., serviço que exploravam.
O primeiro elevador, o hidráulico ,  foi substituído por novos equipamentos e hoje o Lacerda é o que conhecemos ao vivo e a cores e em fotos espalhadas pelo mundo inteiro.Deixava os passageiros na parte alta da cidade, na Praça Thomé de Souza , também conhecida como praça municipal e, na parte baixa, no que é hoje conhecida como Praça Cayru ou ainda como a Praça do Mercado Modelo  . Ligava ou liga, evidentemente , as cidades baixa à alta ,  começou com duas  cabinas que transitavam   num fosso escavado na rocha da montanha . Veio depois, o desafio de construir uma torre externa onde seriam colocadas mais duas cabines, totalizando as quatro que funcionam ainda hoje e que deverão funcionar por uma eternidade... Foi preciso, então, criar um “ balanço” para que as pessoas pudessem alcançar as cabines externas .  Além da própria torre , com pouco mais de 70 metros de altura , a partir de um terreno recuperado ao mar, tudo foi um verdadeiro o desafio.  Para a realização da obra  , ainda falo do balanço, e da própria torre externa, ou, se preferirem ,  passarela. Foi preciso utilizar , unicamente , andaimes feitos de caibros de madeira , algo totalmente impensável, e impraticável hoje , mas arrojado na época.. . Tudo amarrado com arames e cordas.  Usaram os recursos  da época . Muito rudimentar, um empreendimento impressionante,  que exigia muita coragem e que comeu parte do que os irmãos tinham...
A obra foi inaugurada em 08.12.1873, data que coincide,  hoje , com uma das maiores festas religiosas de Salvador. Dia de N.Sra. da Conceição da Praia. Há quase 140 anos ele , o Lacerda,  presta bons serviços à população levando as pessoas de um plano para outro em poucos  segundos , encurtando distâncias , eliminando sérios problemas de tráfego e transportes. Por sinal, hoje é dia de aniversário do Lacerda, se considerarmos válida esta data , coincidindo com o dia de N.Sra. da Conceição da Praia, uma grande festa em Salvador.
É um dos monumentos mais fotografados da cidade , imagens  do Lacerda ganharam o mundo. De uma certa feita, uma pessoa me perguntou como era o Elevador Lacerda .  Francamente, tive alguma dificuldade em fazê-la compreender ( mas não compreendeu coisa alguma, apesar dos meus esforços !) como é o Lacerda. Certamente esta mesma pessoa estará lendo esta minha postagem e , ao ver as fotos, saberá, de uma vez, porque o Lacerda é tão famoso e como se destaca na paisagem. Quem vem por mar , não pode deixar de ver o Lacerda , pois ele salta nas vistas e já vai chegar com aquela vontade de dar uma subidinha para ver a cidade de cima para baixo e apreciar a beleza da Baía de todos os Santos que ficará indelevelmente gravada na mente do visitante.
O nome de Elevador Lacerda, evidentemente, homenageia os dois irmãos, mas lembra mais o Antonio,  que não desistiram de um sonho e que deram uma característica única à cidade de Salvador! Homenagem mais do que merecida !
Há outros elevadores pela cidade, O Plano Inclinado Osgonçalves, o de Sto Antônio do Carmo e o da Liberdade . Houve o Elevador do Taboão, que boa parte da população nem sabe que existiu , mas a sua carcaça está lá onde funcionou durante muito tempo. Se ainda existisse , seria uma peça histórica e curiosa, pois ele era mesmo diferente ...Era acionado por uma corda que o fazia movimentar para cima e para baixo !!!
Afinal de contas , se Salvador é uma cidade de dois andares, como fazer sem os elevadores ? Só usando ladeiras ? O tempo é curto e os trajetos terrestres longos.É preciso encurtar distâncias ! E o Elevador Lacerda faz , e muito bem, o seu papel !
Sarnelli
08.12.2014.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei dos nomes: Gindaste dos Padres, Plano Inclinado, Elevador de Parafusos... Lacerda e ficou por aí.
Fiquei com vontade de ter um elevador também no meu bairro que por fazer parte da Cantareira é todo cheio de subidas e descidas!
Ai que inveja de tantos elevadores!