terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O naufrágio de Diogo Alvarez Correa






                 
                      

          Este é o perigosíssimo peixe caramuru que vive entre as rochas, enlocado


Por volta de 1510/1511,  naufragou nas costas do Rio Vermelho uma nau cuja nacionalidade não é do meu conhecimento. Poderia ter sido portuguesa ou mesmo francesa.
Daquele naufrágio, salvaram-se 9 pessoas. Os índios Tupinambás comeram oito,  mas preservaram o nono , que , por um detalhe anatômico importante  , foi salvo pelas índias que descobriram nele algo que faltava aos seus parceiros índios ...
Bem, indo aos fatos. Diogo Àlvares Correa, o personagem real da história, nasceu em Portugal , como contam os registros, em 1475 e faleceu na cidade baiana de Tatuapara em 5 de outubro de 1557. Ele foi descoberto depois de ter estado vários dias escondido num rochedo existente na foz de um rio , rochedo este conhecido hoje como a Pedra da Concha. Claro que tendo passado por aquelas dificuldades , a sua aparência era péssima , ainda mais coberto de algas , esfarrapado e  barbudo. Foi apelidado de Caramuru , que é um peixe que havia em abundância na época e que vive ainda hoje em locas no meio das pedras. Um peixe perigosíssimo, com uma arcada dentária muito afiada . Cuidado e tratado, passou a fazer parte da comunidade Tupinambá e gozava do privilégio de escolher as índias... do que resultava o aumento constante, começando aí a miscigenação da população. Dessas uniões, nasceram diversas famílias baianas famosas e importantes. Quer dizer: se deu bem , inclusive porque se casou com a filha do chefe , a índia Catarina Paraguaçu posteriormente Catherine Du Bresil ,  e ganhou terras a valer...
Ele viveu entre nós cerca de cinqüenta e cinco anos , foi uma figura importante na história do Brasil embora tenha sido um pouco afeito a um contrabandozinho de pau Brasil , que negociava com os franceses. Como falava francês fluentemente, chegou-se a pensar que ele poderia ser um francês e não um português ,mas não faz diferença à esta altura do campeonato. A sua presença foi muito importante à chegada de Thomé de Souza para ajudar na fundação da cidade de Salvador que aconteceu oficialmente no dia 29 de março de 1549 , Thomé de Souza,era um nobre português,  à mando da coroa.
Ora, atribuir ao náufrago a descoberta do Rio Vermelho é uma invencionice porque o bairro não existia. Existiam os índios Tupinambás e num futuro , em 1557 o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá , estabeleceu a aldeia do Rio Vermelho. Ainda estamos falando de aldeia e não de bairro , o qual, na minha maneira de pensar, veio a se desenvolver em época relativamente recente com a chegada de veranistas da cidade e  cresceu natural e lentamente . Dizia-se , na época, que o banho de mar tinha diversas qualidades medicinais e que curava doenças . Caso isso fosse verdade, o atual bairro faria 500 anos apenas em 2.057 , mesmo assim , após os 500 anos da cidade de Salvador que deverá acontecer em 2.049 – depois do aniversário da cidade. Não bate , não combina, não encaixa !

Outra história embutida é aquela do tiro ! Conta-se que quando Diogo Alvares Correia foi descoberto, para assustar os índios ,  sacou de uma arma e deu um tiro certeiro num infeliz de um pássaro que também entrou na história sem querer... O pássaro não teve salvação ! Despencou morto nas vistas de todos os presentes estupefactos ! A minha pergunta é : de onde saiu aquela arma e como ele pôde atirar com pólvora molhada ! Mas os índios , espantados , clamaram : “ Caramuru , Caramuru !...Que me disseram significar “ filho do fogo, sobrinho do trovão “...Pelo menos foi isso que me ensinaram  no primário.  No entanto, há quem afirme que esta história foi uma invencionice de um frei brincalhão , que a faz mais interessante e ajuda a aumentar a polêmica , eu até sabia o seu nome , mas esqueci. Coisa da idade !

Sarnelli , 07.11.14

Você tem certeza de que foi Pedro Álvares Cabral quem descobriu o Brasil,  ou alguém esteve por aqui antes dele , um espanhol, por exemplo ?



3 comentários:

Cristiano Teixeira disse...

Muito educativo. Meu caro, você virou um expert em Caramuru!
Um abraço e feliz 2015

Cristiano Teixeira disse...

Muito educativo, meu caro, voc~e se tornou um expert em Caramuru!
Um abraço e feliz 2015.

Anônimo disse...

Cida:
Falou em Rio Vermelho, falou com você não é? Mas Rio Vermelho vem de longe, embora não como bairro.
Gostei o peixe, pode ser perigoso, mas muito lindo.
Caramuru era mesmo muito esperto, tanto fez que casou com a filha do cacique!