quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Edifício Oceania - Um verdadeiro cartão postal de Salvador



Edificio Oceania


Um dos mais importantes e imponentes edifícios da cidade foi construído na década de 30 o que me coloca no cenário, já que sou de 31 . Ainda criança , claro, me lembro levemente que estava acontecendo a construção do Edifício Oceania, no bairro da Barra, bem em frente ao farol e no início da av.Getúlio Vargas, como foi batizada na época. . Em frente a ele e ao farol , termina a avenida sete de setembro e começa a antiga Getúlio Vargas , hoje conhecida como Avenida Oceânica que liga a Barra ao Rio Vermelho seguindo pela orla marítima.


Na minha memória , ficou fixada a ideia de que ele foi construído , pelo menos uma parte das suas fundações , sobre jazidas de pedras existentes no local e , claro, com as técnicas da época . Costumava ouvir o barulho de explosivos O Edifício Oceania completou 70 anos no ano passado e é um orgulho de Salvador. A data oficial presumida é 20 de agosto de 2013 . Na época , eu deveria ter uns 12 anos Construído numa localização privilegiada em frente ao Forte de Santo Antônio da Barra e do próprio farol , ele tem visão a toda natureza representada pelo Atlântico do seu lado esquerdo e a Baía de todos os Santos à sua direita. Além do mais, olha diretamente para o farol, digamos, cara a cara .,Um de frente para o outro. É uma construção sólida que só de olhar, impressiona , como um gigante inabalável , embora não seja o mais alto da cidade, mas , sem medo de errar , é um dos melhores e, ainda por cima, , com certeza , o mais seguro e robusto, e o que mais encanta pela sua imponência e localização. É mais um cartão postal de uma cidade que já tem tantos ! 

O Largo da Barra, que concentra tantas coisas bonitas e históricas, tem muito o que contar. Aliás, foi ali na Barra, que nasceu Salvador


Na paisagem , ele se apresenta como algo sólido , destinado a durar uma eternidade .


É um imóvel tombado em 2008, tal a sua importância . Foi inaugurado em 1942 e os seus apartamentos, construídos ao estilo da época, espaçosos, são super valorizados , não apenas pelo conforto que oferecem , como pela sua localização num dos melhores bairros da cidade e com a história que tem para contar . Esta história eu posso contar com as minhas próprias palavras , porque acompanhei a construção . Vi-o ganhar a altura que tem e , embora já tenham se passado mais de setenta anos , parece ter sido construído ontem ! Me encanto, sempre que o contemplo !
 
Acreditem ! 

Por pouco, eu não assisti o início da construção da avenida Getúlio Vargas ! É que cheguei um pouco atrasado ... !
Sarnelli,
28.11.2014





Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

6 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa legal ter visto o início da construção do Edifício Oceania. Ele não é um edifício qualquer, é aquele que está na Barra, no local onde nasceu Salvador!

Cristiano Teixeira disse...

Pena que não se constroem mais edifícios imponentes assim. A cidade ficou cheia de prédios que mais parecem palafitas.

Zenith disse...

amigo Bartolo, você continua imbativel nas suas cronicas e comentários. Abraços ao casal querido.

Zenith disse...

amigo Bartolo, você continua imbativel nas suas cronicas e comentários. Abraços ao casal querido.

Anônimo disse...

Que maravilha ter este prédio histórico t6ão perto e saber que ele marca o local da fundação de Salvador!!!!

Sarnelli disse...

acabei de tentar de novo,

mas lá v ai por e-mail: "Que maravilha ter este prédio tão importante por perto e saber que ele marca o local da fundação de Salvador."