segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A minha secretaria doméstica é fora de série...




Começa que é jovem, boa presença, boa disposição , com uma personalidade que ainda não consegui desvendar, mas isto é o mínimo . Ela está substituindo uma senhora que estava conosco há seis anos e que andava se arrastando, não que o nosso trabalho fosse demasiado, mas porque morava longe...entre a vinda e o retorno para casa, gastava toda a energia que a sua bateria ,com as placas já defeituosas, conseguia acumular durante o sono da noite . O descarrego , era rápido, gastava quase toda nos transportes. Qual é o trabalho que dois idosos saudáveis e ativos podem dar, além da rotina e das necessidades diárias de uma casa térrea com os cômodos de praxe  ? Bem pouco e não dá para se matar ninguém de trabalho. É assim que nova secretária goza de uma flexibilização muito boa e nós temos uma pessoa que nos trata com carinho, atenção e que se preocupa conosco. Uma mão lava a outras e as duas o rosto ! Não é uma coisa rara hoje em dia? É verdade que para nós é uma mordomia que custa , mas, fazer o que , se conseguimos viver mais do que era previsto ? Se ultrapassamos o nosso prazo de validade ? Essa moça é meio misteriosa . Pela manhã , já chega de café tomado, certamente que na sua própria casa. Não merenda.  Mora pertinho. A sua antecessora chegava, levava meia hora trocando de roupa e uma tomando café...Esta, já chega mandando brasa . Pega o cãozinho vira lata que atende pelo nome  de Bob, vai dar uma volta de meia hora antes de começar o trabalho da casa. O que surpreende, é que foi ela própria quem se ofereceu para levar o Bob para um passeio matinal. Ele está tão costumado que já espera a sua chegada com ansiedade. Sobe no muro, fica olhando para o lado que ele sabe que ela deverá surgir. Quando ela chega, gruda e só desgruda depois do passeio. Ele , apesar de ser um vira lata é pequeno, é muito forte,  o que faz com que eu não possa levá-lo. Além, do mais, me apareceu uma hérnia ! Estou ouvindo a porta do quartinho do fundo bater, são 14,44 . É ela que já se prepara para ir embora . Antes das 15 horas. Ciao e até   amanhã ! Sim, e para terminar : raramente almoça na nossa casa. Em cada troca de Papa !  Está saindo nesse horário e vai almoçar na sua própria casa. Isto é algo que me intriga. Já lhe falei diversas vezes.Aliás, lhe perguntei: qual é o problema? Não gosta do nosso tipo de alimentação ? Diga o que você quer,  que eu providencio e mantenho. Não tem nada . Não se preocupe. Diz ela. Eu prefiro assim. Eu prefiro almoçar na minha casa .Insiste . Faça-se a sua vontade , mas com uma pulguinha atrás da orelha !
Não falo dos sábados, porque , depois de cumpridas as suas tarefas, voa ! Nunca almoçou num sábado aqui em casa ! Não é um caso diferente ? E a pulguinha continua ficando atrás da orelha , onde tem morada definitiva !
Sinceramente, nunca vi algo parecido , o que é que eu devo pensar ?

Sarnelli, 24.10.14

2 comentários:

Cristiano Teixeira disse...

Bartolo, estas secretárias são uma espécie em extinção. Uma amiga tinha uma assim também, excelente funcionária, muito caprichosa. Era tão eficiente que passou a depender dela pra tudo. Como era novinha e muito bonitinha,uma certa madrugada ela flagrou o marido saindo do quarto dela às escondidas. Não teve dúvidas, mandou o marido embora!
Cristiano

Anônimo disse...

Tua secretária me fez lembrar de uma que conheci em meus tempos de criança. Mas não me parecia tão misteriosa! Sabe que deu até uma invejinha de não ter alguém assim aqui?
Apreciei muito a tua crônica!Teu estilo me agrada sempre e sempre mais! Teus textos são um presente!
Grande abraço, meu amigo!
Bia