sábado, 21 de setembro de 2013

Falando em pizzas



Amigas e amigos ,

Este é um rascunho de uma mensagem eu resolvi transformar num pequeno conto ou crônica , numa época e que vivemos de pizzas, portanto estou cuidando  de um assunto em evidência.

Querida amiga,

mesmo que você não leia na hora, vou responder . Quando reabrir o micro ,  vai dar de cara , com a minha mensagem. 

Claro que sim. Pizza é uma das melhores coisas de nossos cardápios. Pena que também se aplica a uma coisa tão ruim.

Essa parte é sua e eu vou " trabalhar" sobre ela. Fui fazer uma pesquisa , pois eu já tinha uma ideia da coisa há muito tempo. Corri para o São Google e veja o que encontrei sobre a origem da expressão " vai dar em pizza " :Na década de 1950, os diretores do clube Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo, tiveram grandes discussões durante uma reunião. Após os momentos calorosos de bate-boca, os dirigentes resolveram deixar a confusão para trás e foram comer em uma pizzaria. Daí a expressão “acabar em pizza” ganhou o significado de “não vai dar em nada, vai acabar tudo na mesma”.    Você sabia , amiga? Aposto que não ! Nos acostumamos com a expressão ,  sabendo o seu significado , mas não a sua origem. A maioria das pessoas ,  repete a expressão à exaustão , sabendo o que quer dizer , sem , no entanto ,  saber como ela nasceu . Pelo menos , esta é a versão mais aceita, conforme pesquisei no Google ...( copiado e colado ). e esta ,  eu já conhecia .

A propósito , como a maioria das pessoas , já ando enjoado de pizzas ! Não , não é nesse sentido que você está interpretando !  Já estou enjoado mesmo. Não consigo digerir a muzzarella !.. rsrsrsrsrsr

Por outro lado, estou enojado das que os políticos preparam !

Comê-la fora de casa, não consigo , porque sou muito exigente e sei perfeitamente bem como funciona a coisa numa pizzaria de verdade. Os discos são pré-cozidos e na hora da encomenda, rapidamente colocam os aditivos em cima. Passam para o forno para, também rapidamente, derreter a muzzarela e via... despacham a moto com a pizza ou  pizzas  que vão chegar frias ao destino e a muzzarella já transformada num chiclete... que não apenas a minha cremalheira não consegue mastigar , como o estômago não consegue digerir e rejeita !

Numa determinada época , eu tive uma mercearia onde o principal mesmo era a fabricação de macarrão fresco, à vista dos clientes.  A minha casa era famosa , mas resolvi não continuar. Ficava ao lado de um restaurante e eu via como se faziam as coisas , principalmente quando o movimento esperado era grande. Se preparavam os discos, como disse,  pré-cozidos,  às dezenas , centenas,  para depois colocar o recheio na hora e conforme a  encomenda, mostrá-la ao forno e vapt-vupt...

Infelizmente, tirei a pizza da minha relação. Durante o período em que estive em Sampa com a minha esposa , junto com a família e em tratamento,  quando a coisa apertava para o jantar, telefonavam e, em minutos , tocavam a campanha. Era o motoqueiro com as pizzas, 3,4 ( éramos muitos ) ou mais ,  e uma ou duas garrafas de Coca-Cola .Das grandes . Só que eu jantava separadamente no meu horário ,  a minha sopinha ou o meu sanduba. Consegui uma certa independência. Nem esperava mais o chefe da casa , que, via de regra , principalmente à noite , chegava tarde. 

Então, voltando ao  começo de tudo.  Eu estava acostumado àquelas que eram feitas  em casa . Tiradas do forno diretamente para a mesa ,  quentinhas e crocantes . Que delícia !  A muzzarella, não era qualquer uma. Tínhamos uma marca  que derretia na boca como um sorvete !... Agora, minha cara, só eu mesmo me dispondo a fazê-la porque a patroa não fará mais . Eu tenho duas opções: viver de saudades ou fazê-la eu mesmo, treinando um pouquinho, porque ,  pão e macarrão , eu sei fazer e a massa é a mesma...embora distintas para cada um dos produtos.

Bem, eu acho que por hora é suficiente para você se distrair. No entanto, nem por isso, pizza vai deixar de ser pizza e isso é com a turma de Brasilia.
Salvador, 21.09.2013.                                                                             Sarnelli
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gosto muito de pizza e sempre como a mesma em todos os lugares que vou que é a portuguesa sem cebola.
Cristiano