sábado, 28 de setembro de 2013

Abrindo polêmica sobre a localização do monumento à Jorge, Zelia Amado e ao cãozinho de estimação

 
 
 

Novamente resolvi tomar um solzinho e fui até o Largo de Santana ,  onde fiquei a observar o monumento em homenagem ao casal mais famoso do Rio Vermelho. Voltei para casa  mais convencido do que nunca , de que a escolha do local não foi acertada , porque a homenagem não tem a visibilidade que merece . Há pouco tempo expressei esta mesma opinião nesse Blog  e alguém  comentou que é ali o lugar correto , porque o Jorge foi uma das vozes mais ativas na campanha para que a igrejinha não fosse demolida e justificou que a companhia dos boêmios era uma nota a mais em favor da sua opinião . Respeito, discordando, é claro.
 
Eu continuo a achar que , aproveitando a requalificação da orla, um lugar mais adequado deverá ser encontrado para colocar em evidência a importância do monumento e do casal homenageado. Olhado de diversas posições , como se pode ver nas fotografias ( tenho outras ), conclui-se que a visibilidade é quase nula .  Quanto, mais exposto, poderia e deveria ganhar  importância . Do jeito que está, grande parte  dela está anulada porque, olhada de diversos ângulos, a obra fica, simplesmente ,  escondida. Além do mais, ainda na minha opinião, ela deveria estar à uma certa altura do chão. Isso irá somar à fama que o bairro mais boêmio da cidade já tem. Um local apropriado para Jorge, Zélia e o cãozinho, seria o ideal.
 
Certamente que algumas pessoas poderão ou não apoiar a minha sugestão . Mas isso faz parte de tudo o que é polêmico. Na ocasião da inauguração do monumento eu estava em São Paulo tratando de assuntos de família. Aqui fica, portanto, a minha opinião pessoal de velho morador do bairro . Acho que deveríamos aproveitar a oportunidade que se aproxima para corrigir algo que eu acho que não está condizente com o mérito dos homenageados.
 
Não tenho a vaidade de querer fazer prevalecer a minha sugestão mas, esta é a minha opinião. Se puder ser aproveitada , claro que ficarei feliz.
 
Para cada uma das fotos relacionadas abaixo,coloco uma indicação gerada pela observação do monumento visto de diversos ângulos e condições .
 
IMGP0002.JPG - caminhão da distribuidora de cerveja está impedindo totalmente a visão da paisagem ,,,IMGP0005.JPG - quém vem da Rua João Gomes não vê coisa alguma. Passa pelo monumento sem percebê-lo... ( a igrejinha impede a visão )
IMGP0010.JPG -
a placa comemorativa já está danificada IMGP0011.JPG - sentado onde está, o casal homenageado não vê coisa alguma, impedido pelo caminhão da distribuidora... e também pelo tráfego intenso no local em várias horas do dia.
                                                                                             Bartolo Sarnelli

Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que nem o Jorge e nem a Zélia nunca frequentaram a Dinhia. rsrsrs
Cristiano

Anônimo disse...

Jorge e Zélia mereciam maior destaque!
Jorge , através de seus livros, me fez aprender a amar a Bahia. E um amigo baiano me fez saber ainda mais sobre os costumes, a vida cotidiana e a cultura desta terra linda! Obrigada, meu amigo Bartolo!
Abraços,
Bia