terça-feira, 16 de abril de 2013

Sua Excia o tomate, o pomodoro


Dá água na boca, não é mesmo ? 
Posted by Picasa

Pomo raro e não é para qualquer um...


                                 Sua Excelência o Tomate



O tomate é um  fruto , e a planta , evidentemente, é o tomateiro , que  faz parte da família    das berinjelas ,  pimentões e pimentas, algumas delas ( pimenta ) impróprias para o consumo humano.

Diz-se que é originário da América Central e do Sul, onde era  era amplamente cultivado  para fins de consumo ,  por povos da antiguidade,  sendo que, com a lenta globalização ocorrida através dos séculos , passou a ser cultivado e consumido em todo o mundo e hoje já não pode mais  faltar em cozinha alguma, muito menos ser excluído de uma receita centenária , principalmente,  ainda,  das das  nossas avós... Em poucas palavras, o tomate tomou conta do mundo,  mas a sua cor vermelha,  quando está maduro, nada tem a ver com política. Ele é democrático por natureza e por isso não tem partido ! Dá sabor e valoriza qualquer prato do qual seja um dos principais ingredientes, de qualquer nacionalidade que seja. É largamente utilizado pelos italianos nas suas macarronadas e nas suas pizzas que também se espalharam pelo mundo, se concentrando em São Paulo, Brasil, maior consumidor de pizzas do mundo e onde as maccarronadas também  têm a sua vez;;;

A outra e quase que a principal utilidade  (hoje), são os molhos para o macarrão, levado pelo viajante Marco Polo da China para a Itália em uma das suas viagens. Das suas viagens, além da história , ficou o macarrão que nada mais é que uma mistura, básicamente de água, farinha de trigo e também ovos ,se for o caso . O delicioso molho à base de tomates, em diversos tipos de receitas que varia de país a país e de região para região na Itália , que o adotou como o prato principal . O tomate  faz a diferença ! A pasta asciutta ,  traduzido  por massa seca , ou seja, com pouco sugo )  com um belo molho de tomate, para os italianos, é o nosso  feijão com arroz de todos os dias. .

No entanto, embora existam outras maneiras de se condimentar um bom spaghetti ou talharim , o tomate é o campeão dos campeões. Está em todas as panelas. No molho à bolonhesa, naquele só de tomates , e também faz incursões por deliciosas saladas...e nas lasanhas da nonna !Ah... as lasanhas da nonna !...

Pois bem.O pomodoro , que significa fruto de ouro e para nós é apenas o tomate de todos os dias e todas as horas, está em crise. Culpa é  de uma seca inclemente que assola o país diminuindo a sua produção e, consequentemente ,  elevando o seu preço às alturas , alcançou valores absurdos, nunca vistos antes na história desse país, como diria uma figura bastante conhecida de todos os brasileiros......tornando o produto praticamente “ incomprável “ . Quem antes comprava um quilo ou dois, hoje leva umas três ou quatro unidades apenas ,  para o consumo do dia. A solução é encontrar outras alternativas ou partir para os extratos,  nos casos de molhos , ou molhos prontos apanhados nas pratelheiras , mas é preciso tomar cuidado com os preços, e com a qualidade ,  pois estes também aumentaram e pioraram..Uma outra solução é importá-lo da China - o famoso " made in China " ! O pessoal dos supermercados não dorme no ponto . Antigamente , quem dormia nos pontos eram os motoristas , mas hoje não dá mais por causa dos assaltos... A turma dos supermercados, parece que tem apenas uma única preocupação que é aquela mesmo aumentar preços. É de uma precisão absoluta. De um dia para o outro você toma um susto e uma surpresa !

Uma das defesas , é usar a criatividade e encontrar a solução para o spaghetti ou talharim, pelo menos enquanto não chover o suficiente para a produção aumentar e os preços voltarem aos patamares antigos. Hoje, ainda é uma jóia rara , digna de mesas de reis ou ainda de gente abastada...

Bem , mas vamos lá ... . Tínhamos uma opção que eram os tomates sem pele importados que chegavam a um custo razoável , mas esta é uma  que sumiu do mercado.

Na internet , o tomate foi tão valorizado que até em anéis foi o fruto colocado na garra onde deveria estar encrustrado um diamante para presentear  namorada e a gozação corre solta .A suugestão é presentar um tomate à namorada,  que pode render, pelo menos, uns três ou quatro beijinhos na escuridão da noite, na hora da despedida........e até mesmo consolidar uma situação !

Não é bincadeira não. Há poucos dias, ouvi na TV que, se não me engano, no Paraná, pai e filho que dirigiam, uma caminhão com uma carga de tomates pararam numa cantina de beira de estrada para comprar umas quentinhas e, na volta , foram rendidos por dois bandidos que lhes disseram: não se assustem porque não vamos lhe fazer nada. Queremos apenas a chave do contato e a carga de tomates.O seu caminhão ,  os senhores o encontrarão em pouco tempo. SÓ queremos os tomates ( esse é um fato verídico  ) !

Valor da carga ? sete mil reais...


Acreditem se quiserem.

Este é um fato real ! Não há nada aqui que seja invencionice do autor , mesmo porque ele não está conseguindo criar p..... nenhuma !

O autor finaliza com uma sugestão: não há outra solução que importar tomates da China...

Sarnelli , 
                                                                               com saudades dos tomates ! ....

Um comentário:

Beatriz disse...

Rsrsrs Não foi a toa o assalto aos pobres caminhoneiros! O tomate, nestes últimos tempos, já estava sendo tão bem recebido por algumas senhoras quanto recebiam, antes, buquês de flores!
Falando sério, adorei tua crônica. E, felizmente, o preço está voltando ao normal - embora outros alimentos estejam com seus preços disparando absurdamente!
Abraços!