terça-feira, 16 de abril de 2013

Sua Excia o tomate, o pomodoro


Dá água na boca, não é mesmo ? 
Posted by Picasa

Pomo raro e não é para qualquer um...


                                 Sua Excelência o Tomate



O tomate é um  fruto , e a planta , evidentemente, é o tomateiro , que  faz parte da família    das berinjelas ,  pimentões e pimentas, algumas delas ( pimenta ) impróprias para o consumo humano.

Diz-se que é originário da América Central e do Sul, onde era  era amplamente cultivado  para fins de consumo ,  por povos da antiguidade,  sendo que, com a lenta globalização ocorrida através dos séculos , passou a ser cultivado e consumido em todo o mundo e hoje já não pode mais  faltar em cozinha alguma, muito menos ser excluído de uma receita centenária , principalmente,  ainda,  das das  nossas avós... Em poucas palavras, o tomate tomou conta do mundo,  mas a sua cor vermelha,  quando está maduro, nada tem a ver com política. Ele é democrático por natureza e por isso não tem partido ! Dá sabor e valoriza qualquer prato do qual seja um dos principais ingredientes, de qualquer nacionalidade que seja. É largamente utilizado pelos italianos nas suas macarronadas e nas suas pizzas que também se espalharam pelo mundo, se concentrando em São Paulo, Brasil, maior consumidor de pizzas do mundo e onde as maccarronadas também  têm a sua vez;;;

A outra e quase que a principal utilidade  (hoje), são os molhos para o macarrão, levado pelo viajante Marco Polo da China para a Itália em uma das suas viagens. Das suas viagens, além da história , ficou o macarrão que nada mais é que uma mistura, básicamente de água, farinha de trigo e também ovos ,se for o caso . O delicioso molho à base de tomates, em diversos tipos de receitas que varia de país a país e de região para região na Itália , que o adotou como o prato principal . O tomate  faz a diferença ! A pasta asciutta ,  traduzido  por massa seca , ou seja, com pouco sugo )  com um belo molho de tomate, para os italianos, é o nosso  feijão com arroz de todos os dias. .

No entanto, embora existam outras maneiras de se condimentar um bom spaghetti ou talharim , o tomate é o campeão dos campeões. Está em todas as panelas. No molho à bolonhesa, naquele só de tomates , e também faz incursões por deliciosas saladas...e nas lasanhas da nonna !Ah... as lasanhas da nonna !...

Pois bem.O pomodoro , que significa fruto de ouro e para nós é apenas o tomate de todos os dias e todas as horas, está em crise. Culpa é  de uma seca inclemente que assola o país diminuindo a sua produção e, consequentemente ,  elevando o seu preço às alturas , alcançou valores absurdos, nunca vistos antes na história desse país, como diria uma figura bastante conhecida de todos os brasileiros......tornando o produto praticamente “ incomprável “ . Quem antes comprava um quilo ou dois, hoje leva umas três ou quatro unidades apenas ,  para o consumo do dia. A solução é encontrar outras alternativas ou partir para os extratos,  nos casos de molhos , ou molhos prontos apanhados nas pratelheiras , mas é preciso tomar cuidado com os preços, e com a qualidade ,  pois estes também aumentaram e pioraram..Uma outra solução é importá-lo da China - o famoso " made in China " ! O pessoal dos supermercados não dorme no ponto . Antigamente , quem dormia nos pontos eram os motoristas , mas hoje não dá mais por causa dos assaltos... A turma dos supermercados, parece que tem apenas uma única preocupação que é aquela mesmo aumentar preços. É de uma precisão absoluta. De um dia para o outro você toma um susto e uma surpresa !

Uma das defesas , é usar a criatividade e encontrar a solução para o spaghetti ou talharim, pelo menos enquanto não chover o suficiente para a produção aumentar e os preços voltarem aos patamares antigos. Hoje, ainda é uma jóia rara , digna de mesas de reis ou ainda de gente abastada...

Bem , mas vamos lá ... . Tínhamos uma opção que eram os tomates sem pele importados que chegavam a um custo razoável , mas esta é uma  que sumiu do mercado.

Na internet , o tomate foi tão valorizado que até em anéis foi o fruto colocado na garra onde deveria estar encrustrado um diamante para presentear  namorada e a gozação corre solta .A suugestão é presentar um tomate à namorada,  que pode render, pelo menos, uns três ou quatro beijinhos na escuridão da noite, na hora da despedida........e até mesmo consolidar uma situação !

Não é bincadeira não. Há poucos dias, ouvi na TV que, se não me engano, no Paraná, pai e filho que dirigiam, uma caminhão com uma carga de tomates pararam numa cantina de beira de estrada para comprar umas quentinhas e, na volta , foram rendidos por dois bandidos que lhes disseram: não se assustem porque não vamos lhe fazer nada. Queremos apenas a chave do contato e a carga de tomates.O seu caminhão ,  os senhores o encontrarão em pouco tempo. SÓ queremos os tomates ( esse é um fato verídico  ) !

Valor da carga ? sete mil reais...


Acreditem se quiserem.

Este é um fato real ! Não há nada aqui que seja invencionice do autor , mesmo porque ele não está conseguindo criar p..... nenhuma !

O autor finaliza com uma sugestão: não há outra solução que importar tomates da China...

Sarnelli , 
                                                                               com saudades dos tomates ! ....

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Na ótica




O meu relacionamento com as óticas

Eu sempre tive receio de entrar em uma ótica , preocupado com o fato de que sempre os vendedores se esmeram na tentativa de me vender, ou melhor, de me empurrar,  uma nova armação que, via de regra, está fora do meu orçamento daquele mês. Comigo é sempre assim . Depois que me aposentei ,  gasto menos em alimentação que nos caixas das farmácias e com o plano de saúde que é um verdadeiro terror. Esse aí, você tem mesmo é que pagar ,  rigorosamente em dia , para não incorrer em multas . Mas eu comecei mesmo essa crônica falando do que ? Ah... de óticas...
Na sexta feira passada eu estava em um supermercado da cidade, quando uma das lentes ( graduada ) caiu ao chão . Não me incomodei. Peguei-a , coloquei-a no bolso e deixei para resolver o assunto na semana seguinte. Na segunda feira, a primeira coisa que fiz foi me dirigir à um shopping. O meu problema era bem simplinho. Apenas um parafusinho que se soltara e que eu não o encontrei pelo chão. Afinal, se o tivesse encontrado, não estaria precisando de oculos e  teria resolvido o assunto, pois tenho as ferramentas para trabalhar com aquela coisinha diminuta.


Pois bem, na ótica , uma jovem muito delicada me atendeu . Retirou os óculos do meu rosto com muito com estilo e cuidado profissional, e começou a examiná-lo com ares de entendida.  Se tem algo que me irrita ,  é bater de frente com uma pessoa que tem um comportamento inexpressivo e profissional. Como as telefonistas dos SACs..., por exemplo !  Olhou de um lado para o outro, virou-o , procurou coisas na armação que eu esperava que não estivessem lá e, finalmente, com toda gentileza e uma voz suave, me disse : senhor, esta armação já está oxidada ! Era uma moreninha de aproximadamente 30 anos , olhos claros e cabelos lisos e compridos.  Era o que eu temia!  Esse  começo de conversa, sugeria uma nova armação e elas são caras! Pior ainda. As lentes estavam defasadas e eu estou aguardando a data da consulta para fazer a correção .  Teria que argumentar com a vendedora que eu só precisava mesmo do parafusinho , mas ela insistia: senhor, a armação já está oxidada, foi quando , um repente me veio à mente: eu lhe disse, do alto dos meus quase 82 anos: não se importe com isso: eu também estou oxidado. Pode colocar o parafusinho...