quinta-feira, 12 de março de 2009

DENGUE... - UM PERIGO INVISÍVEL

Este vaso pode se transformar num criatório de mosquitos, se você não tiver cuidado !
------------------------------------


Como todos nós sabemos , estamos em guerra com os mosquitos transmissores do Aedys Egypt , causadores da dengue, que já vitimou milhares de pessoas no Brasil inteiro este ano e até hoje, matou, pelo menos, 17 pessoas na cidade de Itabuna, estado da Bahia . O total de vítimas fatais pode aumentar, pois , hoje, há mais 25 mortes suspeitas e que ainda estão sendo estudadas para verificar-se se são mais vítimas dos mosquitos. Em pleno século XXI , uma simples picada de mosquito está matando dezenas de pessoas !...Os mosquitinhos são perigosos, porque são, na verdade , inimigos invisíveis e podem estar em qualquer canto . São as fêmeas contaminadas que provocam a doença e o perigo maior é que os focos podem estar em qualquer lugar . No prato de uma bela planta dentro de sua casa, numa lata largada displicentemente no quintal, numa garrafa , num pneu abandonado em qualquer local, até numa simples tampinha de refrigerante , num ferro velho, em sucatas de veículos, pode se instalar um foco de reprodução.

Os mosquitos se reproduzem em quaisquer lugar onde haja até uma simples gota de água limpa e parada. Qualquer vasilhame que possa coletar um pouco de água da chuva , um tanque de residência sem tampa , ou mesmo com ela lascada, ou um tanque mal tampado, um tonel com água de chuva, em poças de águas formadas pelas chuvas, enfim , qualquer lugar onde houver água limpa e parada , é um ambiente ideal para a reprodução dos perigosos mosquitos.

O combate , embora seja dever do estado, é obrigação , também , de todos . É meu dever, seu também e de qualquer um , porque o perigo está em todos os cantos e os mosquitos não se incomodam com a classe social das vítimas. Eles picam os pobres , os da classe média e os ricos. O perigo está generalizado. Eles podem vir da casa dos vizinhos .... É preciso estar de olho !

Casas fechadas onde a água se acumule , são um perigo . Todos nós precisamos estar atentos inclusive com os terrenos baldios onde se jogue lixo . Enfim, é preciso que a população se conscientize de que também ela tem que participar, ativa e obrigatoriamente, da cruzada contra o mosquito . Não basta o seu quintal estar limpo e você pensar que está seguro. As áreas no seu entorno estão limpas ? É preciso vigiar e denunciar aos serviços sanitários. Você ainda pode fazer mais : engajar os seus vizinhos na batalha , e toda a sua comunidade .

Os mosquitos são seus inimigos

Ninguém sabe quem será a próxima vítima !

Sarnelli , salvador, 12.03.2009


Um comentário:

Anônimo disse...

Meu grande amigo, teu texto é uma lição de cidadania! Se cada um de nós fizer a sua parte, com certeza as coisas se tornarão diferentes!
Parabéns pela iniciativa!
Ah! As flores da foto são belíssimas! Rsrsrs