quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Uma crônica de Reinhard Lackinger






Carta aberta para os médicos estrangeiros

 
Aposto que quem já se viu na condição de estrangeiro, já sofreu algum tipo de agressão xenofóbica!
 

Pode ser que haja mais xenofobia em países cujo povo se sente superior aos demais e menos em países de grande mistura étnica!
Se isso fosse verdade, não haveria xenofobia no Brasil!

Vejamos, vivo no Brasil há mais de 40 anos e até já me esqueci que sou estrangeiro!
 

Volta e meia ,porém,  há quem me lembre de minha condição de estrangeiro!

Já pensei muito sobre isso!
 

Desde que cheguei no Brasil vivo apenas do meu trabalho!
Mesmo trabalhando honestamente e conspirando a favor do Brasil, a gente nem sempre agrada a todo mundo.
 

Há expressões xenofóbicas explícitas como: "volta para tua terra"! e outras veladas, que só podem ser sentidas através "do gelo" que se toma, da exclusão, da segregação ...

Foi a condição de taverneiro austríaco que me fez enxergar e isolar os "xenofobistas militantes e juramentados", com diria Odorico Paraguaçu!
Cheguei à conclusão de que pessoas xenófobas são "low profile", indivíduos de auto-estima baixa, derrotados, frustrados, com ódio da humanidade, querendo que todo mundo se dane, assumindo uma postura pessimista, limitando-se a esculhambar tudo e a todos!

Com Brasileiros de auto-estima elevada, viajada e intelectualmente bem dotada eu nunca tive problema algum por ser estrangeiro!

Pensando bem, até com gente - momentaneamente - de baixo astral, tentando esculhambar a nossa taverna temática, transformando o nosso "sacrossanto" Bistrô PortoSol num botequim de quinta categoria, me mandando voltar à Áustria, não tenho tido nenhum problema sério.

O mais importante de meu estudo um tanto empírico é que ninguém "É" xenofóbico e sim "ESTÁ" xenofóbico!
 

Nada que uma interação sadia, uma troca bem humorada texto não resolva!

Reinhard Lackinger


Postado com autorização do autor , o austríaco mais baiano que conheço !

3 comentários:

Sarnelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sarnelli disse...

Substituí o comentário devido a um pequeno engano. Nele, eu dizia. É uma honra ter um amigo como ele; Inteligente , experiente,bem humorado e um grande batalhador pelas coisas de Salvador, notadamente do seu pedaço e da Bahia. Um exemplo de cidadão ! O Reinhard é meu amigo, gente !

Anônimo disse...

Reinhard escreve de uma maneira que me agrada muito - e o que ele escreveu tocou-me, pois ele viveu e vive na pele a experiência de ser estrangeiro neste país.
QUanto aos médicos estrangeiros... Fico lembrando de alguns médicos que conheço - brasileiríssimos, que diante dos pacientes portam-se como deuses inacessíveis. Que mal escutam, que agem como se apenas olhando os pacientes soubessem tudo - e o paciente que fique quieto e aceite sem reclamar... E olha que são médicos PARTICULARES... Imagina no sistema público!
Abraços,
Bia