quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cigarro, um futuro duvidoso !




Olhem com atenção as embalagens de cigarros !



Cigarro, um futuro duvidoso

No dia 14 de abril deste ano eu coloquei no ar um artigo com o mesmo título falando mal do cigarro.

Passado tanto tempo, ontem , recebi um comentário , certamente enviado por algum desocupado pouco polido, que, logicamente , recebeu a minha desaprovação e por isto mesmo teve a sua postagem recusada .

No entanto , o assunto continua em pauta , como estamos vendo .

Os fumantes estão sendo pressionados pela própria Lei

e espero mesmo que muitos deles, milhares , sentindo-se incomodados, terminem por deixar o uso daquela droga que mata lentamente, sem pressa alguma ...

A postagem de hoje, vem a propósito de um amigo que encontrei no domingo último, um jovem que está perto dos 50 anos , mas com a aparência de algo mais que 60 !

Quando o encontrei, estava com um cigarro aceso entre os dedos e eu nem liguei,mas, durante o nosso papo rápido, ele me contou que já esteve tuberculoso por duas vezes, nas quais se curou e que estava com a sua capacidade pulmonar reduzida a 30% do normal, impossibilitado de fazer uma série de coisas banais e de , nem mesmo, em certos momentos, andar ...Tudo isto, produzido por um rolinho de papel com folhas de tabaco secas e uma brasa na ponta !

É isto que a droga do cigarro faz aos fumantes .

Lentamente, torna os indivíduos dependentes , doentes , incapazes e inúteis , condenando-os à uma vida sem qualidade alguma...durante quanto tempo ? Como ter a alegria de viver , de ver as coisas belas da vida , se eles mesmos são uma tragédia ? Dependentes de terceiros, do auxílio doença ou mesmo aposentados precocemente com poucas chances de uma sobrevivência longa , sem poder dirigir um carro, andar numa bicicleta, ir à praia e dar um mergulho , e outras coisa mais , mesmo que banais ? Isto é vida ?

Até quando ?... Pois é , minha gente , e ainda tem indivíduos como aquele que mandou um comentário imbecil se referindo à minha postagem. Renovo os mesmos argumentos e o alerta para os fumantes inveterados. É sempre hora de parar, enquanto é tempo... OU melhor: sempre é tempo de parar ... Infelizmente, o meu amigo não pode mais... Por sinal, tenho , pelo menos , três casos de tabagismo na família, dois deles falecidos precocemente , mas todos eles com muito sofrimento e final triste !

Sarnelli 03.09.2009


Um comentário:

Beatriz (Bia) disse...

Meu amigo,

Sinceramente, tenho baixa tolerância à fumaça do cigarro. E, menos ainda, às pessoas que fumam pertinho de crianças!
Gosto quando escreves sobre este tipo de assunto: aos poucos, quem sabe, as pessoas se conscientizarão!
Beijokas!