domingo, 5 de julho de 2009

o 2 de julho na Bahia







Monumento ao 2 de julho - Praça 2 de julho , também conhecida como o Campo grande, no centro de Salvador


2 de julho é dia de festa na Bahia inteira . A independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 foi completada na Bahia com a expulsão da frota de Bandeira de Mello , o que aconteceu por força das lutas desenvolvidas em território baiano, fato que teve o seu episódio final em 2 de julho de 1823. O 2 de julho é a data Magna da Bahia , pois foi nela que se consolidou a independência do Brasil , após cerca de 10 meses do Grito do Ipiranga , já que os portugueses que teimavam em se manter por aqui, foram, finalmente, expulsos pelo povo baiano. O 2 de julho deveria ser um dia de celebração nacional.

O monumento ao 2 de julho,um dos mais importantes de Salvador, cuja foto ilustra este pequeno texto, é a homenagem da Bahia aos seus heróis. É uma obra do escultor italiano Com.Carlo Nicoli , inaugurado em 2 de julho de 1895 , foi realizado em bronze e mármore de Carrara e tem pouco menos de 26 metros de altura.

Sarnelli

05.07.2009







3 comentários:

Beatriz (Bia) disse...

Obrigada pela aula de história!

Salvador disse...

Muito bom o texto sobre o dois de julho e Salvador.

Sarnelli disse...

Paulo da Bahia deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Pescarias pelas praias do Rio Vermelho":

Como a net é um mundo muito vasto e profundo, demorei quatro anos para conteplar este maravilhoso blog, em que de certa forma retrata toda a minha amada e gostosa infância e adolecência.Só mesmo quem nasceu e cresceu na boa "vadiagem" do bairro do Rio Vermelho pra descrever o quanto foi (e no meu caso ainda é ) maravilhoso. Agradeço a Deus e às àguas por fazer parte dessa maravilha!